São Paulo, terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Quase desconhecido, escocês Franz Ferdinand conquista fãs

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Parecia que, das 73 mil pessoas que, segundo a organização do show, estavam ontem no Morumbi, a maioria não soubesse quem eram aqueles quatro escoceses que abriam a primeiro noite do U2 em São Paulo. Soaram os primeiros acordes de "Take Me Out", e aí vimos que o Franz Ferdinand fez-se conhecido.
O grupo está acostumado a tocar em clubes pequenos e médios. Faz rock para dançar, com músicas cheias de detalhes -pouco apropriadas ao Morumbi. Quando subiram ao palco, o estádio estava praticamente lotado.
Tocaram com o som nitidamente baixo, sem poderem usufruir da parafernália de luzes, dos telões do enorme palco nem das duas passarelas em direção ao público. Coisas que sofrem as bandas de abertura. Mas, se o clima parecia morno no início da apresentação, a banda foi ganhando os fãs do U2 aos poucos.
O show começou pouco antes das 20h, com "This Boy", canção de "You Could Have It So Much Better", segundo disco do Franz Ferdinand. Com o riff pegajoso de "Do You Want To", o público começou a levantar os braços.
Apenas um "FF" colocado atrás da bateria funcionava como cenário. Com poucos elementos para se apoiar, o vocalista Alex Kapranos pulava, batia palmas, brincava com sua guitarra.
A banda falou pouco com o público. "Tudo bem?", foi a única coisa que Kapranos disse em português aos brasileiros -não que fizesse muita diferença, já que o som baixo não deixava ninguém entender direito qualquer coisa que eles falassem.
O bumbo da bateria estampava o logotipo da Domino, gravadora do FF e do Arctic Monkeys. É o selo mais quente no rock hoje...
Esperta, a banda ainda mudou algumas canções, como "Walk Away" e "This Fire", com passagens em que ouvíamos apenas a voz de Kapranos. Aí entrava a banda novamente. Chamava a atenção de quem não conhecia.
Quase no final do show, dois roadies (ou amigos...) do grupo entraram no palco para batucar na bateria. Era "Outsiders". O FF logo emendou com "This Fire" e saiu aplaudido do palco. Tocaram 12 canções ao todo.
Nesta quinta-feira, estarão no Circo Voador, no Rio -os ingressos já estão esgotados. Sem Bono. Apenas eles. Aí...


Avaliação:     

Texto Anterior: U2 no Brasil: Katiuce, a bancária que agarrou Bono
Próximo Texto: U2 no Brasil: Camarote VIP assiste a qüiproquó global
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.