São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Antônio Rago ganha tributo no "Ensaio"

DA REPORTAGEM LOCAL

"Há aproximadamente duas semanas [em 24 de janeiro] morreu o Rago. Antônio Rago.
[...] O Rago que começou acompanhando grandes cantores, tocando com grandes músicos, como Armandinho. [...] Esse programa a que vocês vão assistir foi gravado em 96. [...] É importante que vocês assistam para não deixar esse vazio na nossa história. Antônio Rago."
Com o depoimento emocionado, Fernando Faro abre o "Ensaio" que é exibido hoje, às 21h, pela TV Cultura. O violonista que viveu 91 anos começa o programa tocando "Jamais te Esquecerei", parceria sua com Juraci Rago, para em seguida contar sua história desde o começo, no Bixiga.
Sem músicos na família, Rago, autor de mais de 400 composições, se interessou pelo violão durante a Revolução de 24. "Meu pai acomodou a família toda no porão. E um cunhado meu tocava violão. À noite, no porão, ele ficava tocando. Fiquei tão apaixonado pelo violão que peguei gosto, não parei mais de aprender."
Rago mostra o que aprendeu tocando Armandinho ("O Dono da Bola"), João Pernambuco ("Sons de Carrilhões"), Canhoto da Paraíba ("Abismo de Rosas"), entre outros. E encerra o programa descrevendo fotos antigas de momentos importantes na sua carreira, como a parceria com Aracy de Almeida. (CRISTINA FIBE)

ENSAIO - ANTÔNIO RAGO
Quando:
hoje, às 21h
Onde: na TV Cultura


Texto Anterior: Imigração japonesa: Agenda que homenageia Manabu Mabe é lançada
Próximo Texto: Crítica: Ódio e paisagem resumem "Preço de um Homem"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.