São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

SBT demite autor Doc Comparato por 'justa causa'

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Contratado para adaptar textos de novelas mexicanas, escrever minisséries e preparar novos roteiristas, o autor Doc Comparato foi demitido pelo SBT por "justa causa" na tarde de sexta-feira.
Comparato foi "escoltado" por seguranças até a portaria da emissora. "Nuca fui tão humilhado, ofendido e repudiado. Tenho prêmios internacionais", disse.
O autor, que na Globo assinou minisséries como "O Tempo e o Vento" (1985), foi chamado ao departamento jurídico e recebeu uma carta de rescisão por "descumprimento contratual". O documento o acusa de se recusar a "promover a adaptação de novela" ("Os Ricos Também Choram") e de provocar "dificuldades e conflitos de relacionamentos" com "discussões verbais" de "conteúdo ofensivo".
A carta também afirma que de Comparato será cobrada multa por rescisão contratual.
A demissão revela uma crise no departamento de teledramaturgia que tinha causado o cancelamento de uma entrevista à imprensa na última quarta, na qual seria apresentada a nova versão de "Os Ricos Também Choram".
A entrevista foi cancelada na véspera sob o argumento oficial de que o diretor do núcleo de dramaturgia, David Grimberg, tivera problemas de saúde.
Comparato nega que tenha se recusado a adaptar "Os Ricos". "É mentira, já entreguei dois capítulos", afirma.
Segundo Comparato, a crise foi causada pela falta de roteiristas. Ele diz que o SBT perdeu para a Record os roteiristas que ele formou na emissora. E que o SBT contratou para ajudá-lo na novela Marcos Lazzarini (ex-Record), que não foi de seu "gosto".
Comparato reclama da falta de infra-estrutura na emissora e diz que irá à Justiça. Afirma que o SBT não poderá usar a versão que elaborou para "Os Ricos Também Choram", ambientada em São Paulo nos anos 20, nem a sinopse da minissérie "O Palácio", porque são "direitos autorais" dele.
Roteirista de fama internacional, Comparato foi contratado pelo SBT em junho de 2004. Em fevereiro, renovou contrato por mais um ano. Lazzarini deve assumir a adaptação de "Os Ricos".

OUTRO CANAL

Mancada 1 A Prefeitura de São Paulo negou pedido da Globo para alugar o Teatro Municipal para gravações de "Alma Gêmea", próxima novela das seis.

Mancada 2 A prefeitura se arrependeu e tentou voltar atrás. Mas já era tarde. A Globo já arrumou outra locação, o Teatro Municipal de Niterói.

A favor Na contramão dos defensores de animais, o Comitê Paraolímpico Brasileiro enviou carta à Globo a parabenizando pela abordagem dos problemas dos deficientes visuais em "América".


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.