São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Xico Sá resgata lado repórter em blog

Escritor estreia hoje na Folha.com a proposta de misturar jornalismo "sério" e a leveza da crônica de costumes

Autor aposta em muitas reações quentes quando o assunto for a relação homem e mulher, tema constante de seus livros

DE SÃO PAULO

O jornalista e escritor Xico Sá começa a publicar hoje um blog na Folha.com. Leva seu nome, com o enunciado "O cronista, o repórter, o homem, o mito e a fraude". O autor gosta da descrição: "Resume a parte séria e a parte engraçada dessa parada".
Xico quer retomar o que chama de "jornalismo mesmo", em qualquer área: política, cultura, futebol... Mas aposta forte na crônica de costumes, na linha de seu livro "Modos de Macho & Modinhas de Fêmea".
O blogueiro já tem uma estratégia para equilibrar essas duas propostas. Quer manter o blog mais "quente" de segunda a sexta, com posts diários de seu lado repórter, e deixar para sábado e domingo a leveza das crônicas.
Um espaço fixo no blog foi batizado como "Breves Entrevistas com Homens Hediondos". Xico define o perfil dos entrevistados: "Vale um garçom, um artista, um matador de aluguel. Qualquer um, só precisa ser esquisito".
Cearense que começou no jornalismo em Pernambuco, ele está ligado à Folha desde 1991. Foi repórter durante dez anos e depois passou a atuar como colunista. Hoje assina seus textos às sextas, no caderno Esporte.
Xico manteve até dezembro de 2010 um blog no UOL, "O Carapuceiro". Ele também participa de dois programas de TV: "Saia Justa", no canal por assinatura GNT, e "Cartão Verde", mesa redonda de futebol na Cultura.
Quanto à reação que espera conseguir com o novo blog, ele acredita na polêmica. "Como na maioria dos blogs, vai ter aquele show de xingamentos. Vou deixar os comentários sem moderação, o blog fica aberto para que as pessoas soltem os cães. O cara pode espernear, esbravejar. Quero o blog bem quente e sem descolar da realidade, porque, se isso acontece, a coisa morre", afirma.
Fazer blog impressiona as mulheres? Segundo Xico, existem as tietes de internet. "São as marias-teclado, mas encontrá-las não é a minha intenção. As mulheres já me dão muito trabalho para que eu corra atrás de mais", diz o escritor cujo livro mais recente se chama "Chabadabadá -Aventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha".
Quando o assunto for a relação homem e mulher, Xico acredita que o assédio será inevitável. "Aparecem umas propostas e tal, mas é porque costumo ser um pouco populista, favorecer as mulheres. Isso desperta essas reações."
Ele não nega a fama de falar muito, e, com Xico, até a pergunta mais simples rende prosa. Por exemplo, responder qual é a sua idade.
"Tenho 47, eu acho." Xico ri e desanda a falar. "Meu velho, você sabe como são aqueles cartórios lá do interior do Nordeste, não? Ali é tudo gato!", diz, usando a gíria futebolística para jogadores jovens registrados com idade menor do que a real.
Ele ainda continua: "Para você ter uma ideia, meu pai me registrou quando eu já tinha seis anos. Lá é assim, registra para entrar na escola. Imagine a veracidade das informações que as pessoas dão. E meu velho ainda bebia! Vai saber se ele fez a conta direito lá no cartório!".
A verve do escritor está em www.folha.com/xicosa.


Texto Anterior: Evento: Pré-estreia acontece amanhã
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: O delicioso perfume de Emma Bovary
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.