São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARIS

Champs-Élysées veste bandeira

RONALDO SOARES
de Paris

Os 500 anos do Descobrimento do Brasil serão lembrados na França com uma série de atividades culturais programadas até o fim do ano.
As homenagens vão começar na próxima terça-feira, quando o Escritório de Turismo de Paris, em parceria com a Embaixada do Brasil na França, vai instalar várias bandeiras brasileiras ao longo da Champs-Élysées, a principal avenida da capital francesa.
Na programação cultural da festa estão previstos eventos que vão desde demonstrações de capoeira a exposições de artes plásticas.
Mas a principal atração ficará por conta de um festival de música que, no mês que vem, vai reunir uma série de grandes nomes da MPB em Paris.
O festival ocupará a Cité de la Musique -um complexo de entretenimentos- de 26 de maio a 4 de junho e contará com a participação de artistas como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Lenine, Egberto Gismonti, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Antonio Nóbrega e o grupo pop Karnak. Já a casa de shows Divan du Monde, também localizada na capital francesa, abrirá suas portas entre julho e setembro para uma programação dedicada ao folclore pernambucano.
A principal atração do evento -intitulado "Um Verão Brasileiro no Divan du Monde"- será o grupo Maracatu Nação Pernambuco. Em julho, a bandeira brasileira estará hasteada no oeste da França. A cidade de Nantes vai abrigar entre os dias 4 e 8, durante seu tradicional Festival de Verão, apresentações de grupos tupiniquins de música e de capoeira.
Também será realizado em Tregunc, entre os dias 23 e 28, um outro festival com temas brasileiros.
Um programa que também foi incluído na lista de atividades relacionadas aos 500 anos do Descobrimento do Brasil é a exposição "Êxodos", do fotógrafo brasileiro radicado em Paris Sebastião Salgado, no Maison Européenne de la Photographie, até setembro.
Outro renomado fotógrafo brasileiro, Walter Firmo, vai expor seu trabalho entre 17 de outubro e 10 de novembro na galeria parisiense Debret.
O mesmo espaço será ocupado entre novembro e dezembro por uma exposição de gravuras da artista plástica e ensaísta Fayga Ostrower.




Texto Anterior: Exposição "Brasil 2 Mil" mostra "brasis"
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.