São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÁDIO

Igreja evangélica cria rede de FMs piratas

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

A ocupação de quase todas as frequências livres de FM não foi suficiente para algumas igrejas evangélicas. Agora, elas estão abrindo "filiais" de rádios piratas onde ainda há espaço.
É o caso da Igreja Pentecostal Deus É Amor. Primeiro, a igreja ocupou a FM 94,1 -estação clandestina que cobre toda a Grande SP e que possui decisão judicial provisória que impede seu fechamento.
Levantamento da Nova FM (89,7 MHz) detectou que piratas de pequeno alcance estão operando em rede com a 94,1. Em 89,5 e 89,9 MHz, existem retransmissoras da 94,1 em todas as regiões da cidade.
Já a Planeta 90 (90,1 MHz), pirata de grande alcance, abriu filiais também potentes. A mais recente é a FM É Só Sucesso (102,9 MHz). Elas têm programação quase idêntica (sertanejo) e compartilham antenas na Serra da Cantareira, mas, enquanto a Planeta 90 apela ao "marketing católico", a outra usa linguagem evangélica.

Mais antiga pirata em operação em São Paulo, a Paranóia FM (106,1 MHz), no ar desde 87, foi invadida na semana passada pelo Gate, divisão da PM especializada em desarmar bombas. A polícia buscava provas que relacionassem a rádio, de alcance limitado ao bairro de Perus, a ameaças raciais. Não encontrou nada. A Paranóia, de orientação libertária, já foi uma rádio de punks.


E-mail: daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Televisão: Euro exibe o dueto de Elvis Costello e Burt Bacharach
Próximo Texto: Absolutamente Anselmo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.