São Paulo, sábado, 21 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATE

"Diálogos Impertinentes" tem novo encontro dia 23

Estudiosos discutem visões da pós-modernidade e "mal-estar"

DA REPORTAGEM LOCAL

A série "Diálogos Impertinentes" abriu seu sétimo ano questionando a pós-modernidade. O economista e sociólogo Eduardo Giannetti e a jornalista e cientista social Rose de Melo Rocha debateram o tema em 19 de fevereiro, no Tuca (teatro da PUC-SP).
Mediados pelo professor Mario Sergio Cortella, do Departamento de Teologia da PUC, e pelo mestre em psicologia social Marcos Prado Luchesi, eles opinaram sobre a precisão do termo "pós-modernidade" e discutiram suas implicações no mundo contemporâneo.
Para Giannetti, "a pós-modernidade é uma reflexão a partir da frustração com as grandes expectativas que o iluminismo europeu -a modernidade- gerou".
Na visão do economista, a ciência, a tecnologia e a racionalidade não trouxeram a felicidade que os iluministas esperavam.
"Estamos trabalhando mais, avançando na tecnologia, aumentando nosso poder sobre a natureza e, no entanto, isso não se reflete em satisfação."
Para Rocha, quando se fala em pós-modernidade, lida-se com o paradoxo. "O discurso pós-moderno se alimenta da própria imprecisão", disse ela, para quem a capacidade da pós-modernidade de "colocar em relevo a incerteza" é "extremamente interessante".
A jornalista somou à noção de incerteza a de "mal-estar contemporâneo" -para ela, "ligado a uma relação temporal". "Penso numa certa melancolia, não em relação ao passado, mas ao futuro, ao que não poderemos fazer."
A série -promovida conjuntamente pela Folha, pela PUC-SP e pelo Sesc- tem novo encontro na segunda, 23 de abril, às 21h30, no Teatro de Arena do Tuca (r. Monte Alegre, 1.024, São Paulo).
Debatem "A Alimentação" o sociólogo Gabriel Bolaffi, professor da FAU-USP, autor de "A Saga da Comida" (ed. Record), e Antonio Herbert Lancha Jr., chefe do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano e coordenador do Laboratório de Nutrição da Escola de Educação Física da USP. Os mediadores serão Josimar Melo, crítico gastronômico e colunista da Folha, e Mario Sergio Cortella.
A entrada é franca, basta comparecer ao local. O programa, produzido pela TV PUC, é transmitido pela STV - Rede Sesc/Senac de Televisão, pelos canais 3 da Net São Paulo e da Sky, pelo canal 211 da DirecTV e pelo canal 62 da Cambras. Mais informações pelo telefone 0/xx/11/3224-3473.


Texto Anterior: Borges assustador salta de depoimento recolhido por fã
Próximo Texto: Drauzio Varella: Morfina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.