São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

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OUTRA FREQÜÊNCIA

Estação "Big Mac" esquenta mercado de rádios de empresas

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Você pára no drive-thru do McDonald's, escuta uma música que adora vinda de dentro da lanchonete e faz uma busca apressada nas FMs para tentar sintonizar no seu carro a mesma estação. Fique certo de que, a partir de 1º de maio, não conseguirá.
Nesse dia, estréia uma rádio criada especialmente para as lanchonetes brasileiras da rede, só transmitida nos estabelecimentos. Parte da programação será nacional, mas as músicas seguirão a preferência da região onde cada loja está instalada. Além disso, locutores divulgarão "notícias" locais, como eventos patrocinados pela marca e novidades do menu.
A rádio McDonald's, que ainda não ganhou um nome definitivo, terá anúncios, como qualquer emissora convencional. Isso quer dizer que, além de aproveitar para promover sua própria marca, irá vender espaço a seus fornecedores. Coca-Cola e Ambev deverão ser os primeiros anunciantes.
O lançamento da "estação Big Mac" esquenta um mercado crescente no Brasil: o das rádios corporativas ou empresariais.
Certamente os ouvintes mais atentos já perceberam que muitos estabelecimentos grandes não sintonizam mais AMs ou FMs. Transmitem uma programação própria, intercalando música com anúncios de seus produtos. Os supermercados são os principais adeptos dessa alternativa. Entre eles, estão gigantes como Pão de Açúcar, Extra, Bompreço (Nordeste) e Sendas (Rio de Janeiro).
Shoppings também têm abraçado o negócio. Nesse caso, os anunciantes costumam ser as próprias lojas, interessadas em divulgar mercadorias e promoções.
"Uma das vantagens é a agilidade para anunciar uma promoção e tirar o comercial do ar assim que o produto acabar no estoque. Outra importante: evitar a terrível possibilidade de sintonizar uma FM que faça propaganda do concorrente", diz Celso Hey, dono da Radio Business, produtora de Curitiba responsável por importantes emissoras empresariais e criadora da estação do McDonald's.
De acordo com Hey, as rádios empresariais estão ganhando mercado graças ao avanço da tecnologia. Atualmente, é possível enviar a programação via satélite, modem (telefone) ou internet.
Não muito tempo atrás, o esquema era bem diferente. Luiz Henrique Romagnoli, dono da Toda Onda (produtora do programa de rádio do presidente Lula), fala em "corporativa à lenha": "Em 1997, criei uma dessas para a Ticket Restaurante e Ticket Alimentação [grupo Accor]. Como enviar o programa aos fornecedores? Tivemos de fazer uma pesquisa para saber se a maioria já usava CD ou se seria melhor mandar em fita cassete mesmo".


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