São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A PROFECIA DOS SAPOS"

Animação francesa em 2D apela para o politicamente correto

DA REPORTAGEM LOCAL

Realizado em 2003, este "A Profecia dos Sapos" poderia ter sido feito em 1983, quando animação por computador ainda era um palavrão e desenhos "para adultos", algo raro no mercado.
Pois não é um problema em si o fato de o diretor Jacques Rémy Girerd ter escolhido uma técnica "ultrapassada", o 2D, ou um público bem definido, as crianças, para criar a sua animação. Sem os truques da computação, o também francês "As Bicicletas de Belleville" chegou à disputa do Oscar; com tecnologia de ponta, "Robôs" fala, sem um pingo de remorso, a língua dos pequenos.
O aspecto crítico de "A Profecia dos Sapos", e que pode colocar em risco seu próprio apelo com o público infantil, repousa em um anacronismo mais profundo. Um anacronismo de realidades.
Por mais sugestiva e atual que possa soar em um mundo de individualismos exacerbados, a idéia de um grupo de animais -e humanos- ilhados em um dilúvio e precisando se ajudar para sobreviver não parece suficiente para driblar o superficialismo esquemático dos personagens do filme.
Velho fazendeiro casado com uma dona-de-casa africana (ex-escrava?) e pai adotivo de um garoto se vê obrigado a "adotar" mais uma centena de filhos quando uma grande chuva -anunciada por sapos que falam- se abate sobre a Terra. Trabalhador, ele tem como trunfo toneladas de batatas que vinha armazenando.
Posto o cenário, o conflito se dá quando os animais carnívoros para quem deu abrigo enjoam das batatas de sempre e começam a conspirar contra o líder da "embarcação" -na verdade, o topo do armazém da fazenda, que, com a chuva, se destaca e passa a boiar graças a uma câmara de ar de trator que lhe serve de base.
Imaginação, claro, não é exatamente o problema para crianças e mesmo adultos que acompanhem o universo da animação. Complicado é suportar a ladainha politicamente correta -e totalmente inverossímil- que toma conta da produção. (DA)
A Profecia dos Sapos
La Prophetie des Grenouilles
 
Direção: Jacques Rémy Girerd
Produção: França, 2003
Quando: a partir de hoje nos cines Metrô Santa Cruz, Interlagos e circuito

Texto Anterior: "O Pesadelo": Tome cuidado, Sam Raimi, ou o bicho-papão pode te pegar!
Próximo Texto: Cinema: ONU serve de cenário para thriller político
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.