São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Disco resume alma musical de Harper

ANA PAULA BONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Há 12 anos a música paga as contas de Ben Harper, que chega a seu sétimo álbum de estúdio vendendo mais de 10 milhões de cópias. No entanto, pouco se fala do californiano no Brasil, onde esteve em 1998.
Se a isso se soma à aversão de Harper ao mundo das celebridades, se entende por que poucos aqui conhecem sua múltipla obra, cujo carimbo musical combina funk, blues, rock, folk, reggae, gospel, jazz e baladas.
O álbum duplo "Both Sides of the Gun" consegue ser, ao mesmo tempo, sintetizador de sua obra e inovador. Traz, em seu "lado 1", a verve roqueira do Ben Harper público e insatisfeito, gritante contra problemas da sociedade. O estilo de letras e melodias aproximam este de seu quarto álbum, "Burn to Shine" (1999).
A faixa "Black Rain", do lado 1, por exemplo, foi escrita um dia após o furacão Katrina ter devastado Nova Orleans, em 2005. "Se não há justiça no dia-a-dia, tenha certeza de que haverá em minha música", escreveu ele em seu site oficial (www.benharper.net).
É nesse mesmo disco que ele também revela suas referências, como o rock na primeira das nove faixas, "Better Way", em que seu grito rasgado parece traduzir uma estrofe: "Reality is sharp/ It cuts at me like a knife/ Everyone I know/ Is in the fight for their life/ I believe in a better way".
Ainda tem uma música à la Rolling Stones ("Get It like You Like It"), outra com o melhor riff do álbum duplo ("Engraved Invitation"), além de um solo bebido em Jimi Hendrix ("Serve Your Soul") e outra em que troca sua guitarra slide por um violão dedilhado com parentesco em Bob Dylan. Não dá para não mencionar o funk e o blues que permeiam outras faixas, além do jazz.
Tal variedade se explica pelo fato de Harper, filho de músicos, ter crescido dentro da loja de instrumentos de seu avô materno. Os variados violões conhecidos na loja se fazem mais presentes no "lado 2" de "Both Sides...", que contém nove baladas intimistas.
"Both Sides..." sintetiza a alma musical de Harper sem se tornar repetitivo. Aliás, neste disco, consegue se superar sem minimizar o valor do resto de sua obra.


Both Sides of the Gun
    
Artista: Ben Harper
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 50, em média


Texto Anterior: CDs/Música - Pop: Guitarrista da Nação Zumbi estréia sua ode às máquinas
Próximo Texto: Última moda: Invenções De Louis Vuitton
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.