São Paulo, sábado, 21 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Na Flip, fac-símile de caderno da garçonnière terá edição digital

DE SÃO PAULO

Miss Cíclone, quem diria, estará em Paraty na Flip.
Misteriosa, uma das mais loucas paixões de Oswald de Andrade, era chamada também de Deise. Foi a musa da garçonnière que ele e um grupo de modernistas mantiveram em 1918 na rua Líbero Badaró, centro de São Paulo.
Guilherme de Almeida e Monteiro Lobato frequentaram o local, que rendeu um caderno de 200 páginas com anotações, desenhos e pilhérias, depois editado sob o título "O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo".
Deise aproximou-se de Oswald por ser prima da professora de piano de Kamiá (a francesa Henriette Boufflers), primeira mulher dele.
O romance teria um final trágico. Deise engravida e, sem saber quem é o pai, é convencida por Oswald a abortar. O aborto provoca a morte dela. Oswald fica tão culpado que casa-se no papel com Deise "in extremis", dias antes da morte, e a enterra no jazigo da família dele.
Uma edição fac-similar do caderno saiu em 1987 pela hoje extinta Ex-Libris, com projeto de Frederico Nasser. Viraria objeto de culto entre artistas gráficos.
Durante a Flip, e só no evento, o Instituto Moreira Salles vai expor uma edição digital de trechos do fac-símile. Na casa que manterá em Paraty, o IMS também exibirá um filme sobra a edição e terá uma cópia em papel para ser manuseada.
A Globo Livros, que tem os direitos sobre a obra de Oswald e editou uma versão convencional de "O Perfeito Cozinheiro...", estuda publicar outra fac-similar. (FV)


Texto Anterior: Acervo Folha: Autor foi colunista do jornal
Próximo Texto: Brothers of Brazil viajam para fazer 42 shows nos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.