São Paulo, sábado, 21 de maio de 2011

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Futuro do jornal impresso foi tema de debate

DE SÃO PAULO

"O jornalismo impresso está se tornando refém da mídia digital?" foi o tema do debate que reuniu anteontem à noite a antropóloga e professora da ECA-USP Esther Hamburger e o Diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, no 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural.
Hamburger apresentou a questão lembrando que a passagem do cinema para a televisão também provocou incertezas no universo da comunicação. "Acho que o jornalismo impresso não está ameaçado. Talvez esteja apenas desafiado pelo jornalismo digital", sugeriu.
Frias Filho apontou o caráter limitado da recorrente associação entre jornal e papel: "Eu definiria jornal como a síntese de tudo o que aconteceu de relevante nas últimas 24 horas, acompanhada por uma dimensão de interpretação, de comentário. Qual é o suporte desse jornal -papel, papiro, pergaminho ou tela de computador- é pouco relevante do ponto de vista da prática do jornalismo."
Os dois palestrantes, porém, enfatizaram o período de incertezas em que jornal, como modelo de negócio, precisa ser repensado.
"A audiência da Folha.com já é mais ou menos equivalente à da versão impressa. São cerca de 1 milhão de leitores em cada uma das plataformas", disse Frias Filho. Mas, segundo ele, o impresso ainda é mais rentável em termos de receita.
Ao falar sobre a recente reforma gráfica e editorial da Folha, Frias Filho destacou o aumento do corpo do texto como uma "constante histórica" e ressaltou a importância cada vez maior de aspectos visuais das edições -imagens e infografia.
Para os palestrantes, os furos (jargão jornalístico para informação exclusiva) relevantes do jornalismo brasileiro ainda são dados pelos veículos tradicionais.


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