São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

José Mindlin é eleito para a ABL no Rio

Bibliófilo ocupará a cadeira 29 da Academia, vaga desde a morte de Montello, em março

DA SUCURSAL DO RIO

O bibliófilo José Mindlin foi eleito ontem para a Academia Brasileira de Letras com 100% dos votos. Ele obteve 33 dos 36 votos possíveis, houve um em branco e duas abstenções.
Mindlin, que completa 92 anos em setembro, é a pessoa de mais idade a ser eleita para a ABL. Ele ocupará a cadeira 29, vaga desde a morte de Josué Montello, em março passado.
"Eu nunca tinha pensado nisso [em se candidatar], mas um grupo de acadêmicos insistiu de tal maneira que fiquei tentado", disse Mindlin após a vitória. "De certa forma, coroa uma vida dedicada aos livros."
A biblioteca que Mindlin começou a formar aos 13 anos hoje tem 38 mil títulos. A parte brasileira foi doada para a USP enquanto o restante ficará com seus filhos.
A força de seu nome levou outros postulantes, como Ziraldo, a retirar as candidaturas. Fato raro na ABL, Mindlin nem precisou fazer campanha.
O novo acadêmico perguntou ao presidente da ABL, Marcos Vilaça, se não podia evitar o tradicional fardão e usar um smoking na posse, mas não conseguiu derrubar a tradição.


Texto Anterior: Design: Obra gráfica de Amilcar de Castro é debatida hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.