São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Deborah Montenegro/Divulgação
ANGÉLICA ENTREVISTA DUNGA
Angélica toca bola durante gravação, anteontem, na Granja Comary, de entrevista com o técnico da seleção brasileira, Dunga, a ser exibida no "Estrelas" (Globo)

Cúpula da Globo intervém em ‘Malhação’

A cúpula da Globo decidiu reagir à queda de audiência de "Malhação", no ar desde 1995. Nos próximos dias, deverá ser nomeado um autor consagrado para supervisionar o texto, apontado como o principal problema da novela-seriado.

Haverá também mudança na direção. Filho de Mário Lúcio Vaz, diretor-geral artístico da Globo, Roberto Vaz deixará a direção-geral de "Malhação", o segundo cargo na hierarquia da novelinha _o primeiro é o de diretor de núcleo, de Ricardo Waddington, que, com o fim de "Pé na Jaca", dará maior atenção à atração. Vaz, oficialmente, está saindo para cobrir licença de Amora Mautner em "Paraíso Tropical". Ele será substituído a partir de segunda-feira por Carlo Milani (que estava em "Sítio do Picapau Amarelo" e foi um dos diretores da minissérie "Amazônia").

"Malhação" registra neste ano média acumulada de 26 pontos. De maio para junho, a audiência caiu três pontos, o que levou a cúpula a intervir. A novela está em queda desde 2004. Naquele ano, marcou 32 pontos. Em 2005, baixou para 31. No ano passado, foram 29. Nos bastidores da Globo, até a liberação de "Malhação" para a versão brasileira do site de vídeos YouTube é vista como tentativa de incensá-la.

A Globo já reforçou a oficina de atores para o fraco elenco da novela. Falta agora acertar o texto, que a direção vê como desamarrado, sem agilidade.

TRANSVERSAL
A primeira marca da gestão de Paulo Markun na TV Cultura será a cobertura da Flip (Festa Literária Internacional de Parati), em julho. A emissora terá tendas e cobrirá o evento com quatro programas. Cinco edições do "Roda Viva" serão gravadas em Paraty (RJ).

DESPACHO
Na tentativa de alavancar "Eterna Magia", a Globo decidiu eliminar da novela todas as velas, paredes de pedra e roupas e cenários monocromáticos. Capítulos tensos, com pouca luz e sem comédia ou romantismo são coisa do passado.

NOVO CENÁRIO
De João Emanuel Carneiro, a novela das oito que substituirá "Duas Caras" (sucessora de "Paraíso Tropical") deverá ser ambientada no Centro-Oeste.

FRASE 1
De Aguinaldo Silva, autor de novelas da Globo, sobre "A Pedra do Reino": "A microssérie fracassou porque era um projeto pessoal do diretor [Luiz Fernando Carvalho], mas tão pessoal que só interessou a ele".

FRASE 2
Do escritor Ariano Suassuna, sobre a adaptação de seu livro pela Globo: "A recriação resultou numa obra extraordinariamente bela que me comoveu como autor e como pessoa, como espectador".

EM ALTA
Não é só a Globo que aumenta suas receitas publicitárias (graças a "BBB"), enquanto o conjunto das TVs registra ligeiro declínio. O comercial da Rede TV!, comandado por Antonio Rosa Neto, vai bater recorde de faturamento neste mês.


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Vou pegar um orgasmo aéreo!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.