São Paulo, sábado, 21 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

25ª SÃO PAULO FASHION WEEK

Reinaldo Lourenço vence desafios e cria luxo nacional

Coleção requintada do estilista foi inspirada em motivos da porcelana européia

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA

VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Reinaldo Lourenço chegou ao ápice de sua carreira. O seu desfile de inverno foi um "tour de force" de imaginação e design. A coleção de ontem arrebatou pelo extremo requinte, abrindo um dia de bons desfiles na SPFW.
Para compreender as sutilezas da coleção, o estilista exige do público, além de cultura de moda, o conhecimento de um certo repertório da história dos objetos e da decoração.
Motivos das luxuosas porcelanas de Sèvres e Limoges viram estampas e texturas na passarela de Reinaldo, que tem apostado cada vez mais no caráter artesanal das roupas. Alguns vestidos, feitos em fitas de seda, foram criados sem costuras, num trançado construído diretamente sobre o corpo.
Outros, com misturas de ricos tecidos, trouxeram barras adornadas com pérolas, criando uma imagem romântica e delicada, sem infantilizar a mulher. Aliás, as bonecas de porcelana imaginadas pelo estilista fogem de todos estereótipos e são muito sofisticadas.
As peças que evocam desenhos de porcelanas e treliças de cadeiras demonstram talento para criar o luxo a partir de materiais complexos e um espírito de ousadia, atitude essencial aos bons criadores.
O mais incrível é que ele consiga tal sofisticação num país que carece tanto de matérias-primas de luxo quanto de mão-de-obra qualificada.


Texto Anterior: Cinema: Spielberg negocia acordo com indiano
Próximo Texto: Herchcovitch encontra a paz na mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.