São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 2011 |
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CRÍTICA MÚSICA ERUDITA Dudamel faz sua estreia em São Paulo com interpretação enérgica de Mahler SIDNEY MOLINA CRÍTICO DA FOLHA Maestro e orquestra foram aplaudidos a priori, antes pelo que representam do que pela música. Foi a estreia de Gustavo Dudamel com a Orquestra Simón Bolívar na Sala São Paulo -atração da temporada internacional da Sociedade de Cultura Artística. Ponto culminante do "Sistema" -elogiado projeto de educação musical e inclusão social por meio da música clássica-, a Simón Bolívar existe há 35 anos. Atual titular da Filarmônica de Los Angeles (EUA), Dudamel tem apenas 30 anos. Vestido discretamente -como se fosse mais um músico da orquestra-, regeu de cor as 250 páginas da "Sétima Sinfonia" de Gustav Mahler (1860-1911). Escrita entre 1904 e 1906, a obra estreou em 1908 após contínuas revisões. FRONTEIRAS Os movimentos extremos são transtornados, trafegam sem medo pelas fronteiras da tonalidade. Mahler usa as serenatas (segundo e quarto movimentos) como pontos de apoio para a escuta. A tão comentada energia de Dudamel está antes na intensidade do som do que nos andamentos. Volume até demais, mas sem perder a equalização. Mesmo assim foi possível ouvir quase tudo (a exceção foi o violão no quarto movimento). O maestro tem amplo domínio sobre o grupo, que por sua vez ostenta um nível técnico invejável para uma orquestra jovem. Mas, talvez por conta da extrema dificuldade da obra, a música tenha soado um pouco rígida. Por outro lado, é impossível não reconhecer o talento do regente, e vale notar também que a Simón Bolívar tem um calor que dificilmente é encontrado em orquestras jovens do velho continente. ORQUESTRA SIMÓN BOLÍVAR QUANDO hoje, às 21h ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16, tel. 0/xx/11/3258-3344) QUANTO ingressos esgotados CLASSIFICAÇÃO livre AVALIAÇÃO bom Texto Anterior: Frase Próximo Texto: Televisão: Ator do seriado "Jackass" morre em acidente de carro Índice | Comunicar Erros |
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