São Paulo, quinta, 21 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARQUITETURA
Francês participa de debate
Portzamparc lança publicação em SP

MARA GAMA
do Universo Online

Chega hoje a São Paulo um dos mais importantes arquitetos franceses em atividade. Christian de Portzamparc, nascido em Casablanca e radicado na França desde os anos 60, é o criador de obras como a Cidade da Música no parque La Villette, da reestruturação da região da ZAC Massena e do café Beaubourg, em Paris.
Ele participa de uma mesa-redonda hoje às 20h no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e estará amanhã, às 14h, na PUC de Campinas.
Portzamparc já recebeu o prêmio Pritzker (1994), uma espécie de Nobel da arquitetura, e chefia escritório com obras em cidades européias, no Japão e nos EUA.
Sua vinda foi patrocinada pela revista "Oculum", da Faculdade de Arquitetura da PUC Campinas, que traz edição especial sobre o arquiteto.
Para além do aspecto escultural da arquitetura, Portzamparc tem se destacado pelo desenvolvimento de soluções urbanas de alta qualidade, onde se explicitam os conceitos de "pluralidade" e "quadra aberta". "É necessário pensar na pluralidade dos bairros, antes de implantar uma nova construção", escreve.
No mesmo texto, que está na "Oculum", Portzamparc defende um corte específico para estudar a história das cidades, segundo "eras": a primeira delas seria a cidade tradicional. A segunda, uma cidade contemporânea, onde geometria seria o valor preponderante. Hoje, o desafio seria criar soluções para a terceira era das cidades.

Evento: Mesa-redonda com Christian de Portzamparc, Denio Munia Banfatti e Marcelo Carvalho Ferraz Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 774, tel. 011/210-2564) Quando: hoje, das 20h às 23h

Evento: Palestra de Christian de Portzamparc Onde: Faupuccamp Campus 1 (rodovia D. Pedro 1º, km 136, Campinas, SP, tel. 019/754-6156) Quando: amanhã, às 14h


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.