São Paulo, sexta, 21 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

FÉRIAS EM ALTO ASTRAL
SBT, 13h30. (Camp Nowhere). EUA, 1994, 95 min. Direção: Jonathan Prince. Com Christopher Lloyd, Jonathan Jackson e Wendy Makenna. Grupo de meninos acostumados a viajar para acampamento com treinamento militar e aulas de computador decide montar seu próprio acampamento de férias, com um professor de teatro muito louco. Só para quem curte muito os tais acampamentos de férias.

A ILHA DOS HOMENS-PEIXE Bandeirantes, 13h50.
(The Island of the Fishmen). Itália, 1979, 85 min. Direção: Sergio Martino. Com Barbara Bach, Claudio Cassinelli, Joseph Cotten. Sobreviventes de naufrágio chegam a uma ilha habitada por mutantes (metade homens, metade peixes). Cotten trabalhou em obras-primas, como "Cidadão Kane". Era melhor um exílio em ilha deserta, tamanho o lixo dessa produção.

ENSINA-ME A CRESCER Globo, 15h30.
(A Town Torn Apart). EUA, 1993. Direção: Daniel Petrie. Com Michael Tucker, Carole Galloway. Professor de escola secundária muda para colégio decadente e usa seus métodos revolucionários e criativos para melhorar o ensino e a conduta dos alunos. Chato, mas edificante

VENCER OU MORRER
SBT, 21h45.
(Nowhere to Run). EUA, 1993, 94 min. Direção: Robert Harmon. Com Jean-Claude van Damme e Rosanna Arquette. Fugitivo da prisão se refugia em fazenda na fronteira do Canadá. Ele acaba ajudando a dona da fazenda, que é perseguida por um matador profissional. Para quem não curte pancadaria e van Damme, "hasta la vista, baby".

AS TRÊS MULHERES
Bandeirantes, 23h20.
(Three Women). EUA, 1977, 123 min. Direção: Robert Altman. Com Shelley Duvall, Sissy Spacek. Pinky (Sissi Spacek) e Millie (Shelley Duvall) sentem forte atração mútua e, após um acidente, trocam de personalidade. Uma outra mulher, desconfiada, tenta entender o que houve. Não é dos melhores Altmans mas acima da média da emissora.

BOCA DE OURO
Cultura, 0h.
(Idem). Brasil, 1962, 100 min. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Com Jece Valadão, Odete Lara, Daniel Filho. Baseado em história de Nelson Rodrigues, conta a história do poderoso bicheiro do bairro carioca de Madureira. O filme explora a imprensa sensacionalista brilhantemente. Não menos brilhante está o elenco puxado por Jece Valadão. Não é "A Vida como Ela É...", mas "O Cinema como Ele Deveria Ser...".

INTERCINE
Globo, 0h50.
O inédito "Cada Vez Mais Perto" (1995, de Frei Gerber, com Kim Delaney) e "No Mundo da Lua" (1991, de Robert Mulligan, com Sam Waterson) são as opções de hoje.

O CÍRCULO DO PODER
Globo, 2h05.
(The Inner Circle). EUA, 1991. Direção: Andrei Konchalovski. Com Tom Hulce, Lolita Davidovich, Bob Hoskins. Na Moscou de 1939, um casal comemora seu noivado enquanto a mão-de-ferro do governo de Stálin desce sobre o povo soviético. O noivo (Tom Hulce), admirador de Stálin e projecionista do Clube de Oficiais da KGB, recebe a notícia que está sendo procurado pela polícia secreta e, em fuga, conhece outro lado do regime. Destaques para a cena em que Hulce erra a projeção para o Estado maior e o pisoteamento nos funerais de Stálin. Descrente em realismo histórico, obstinado como bom cinema. A ver.

PACTO DE SILÊNCIO
SBT, 2h30.
(Eye of the Storm). EUA, 1991, 94min. Direção: Yuri Zeltser. Com Craig Sheffer, Bradley Gregg e Lara Flynn Boyle. Casal dono de pousada é brutalmente assassinado. Um dos filhos fica cego, mas passa a ver em todos os hóspedes do local a figura do assassino de seus pais. Terror puro.

JOGOS SECRETOS 2
Bandeirantes, 3h25.
(The Secret Games 2). EUA, 1993, 72 min. Direção: Gregory Hyppolyte. Com Martin Hewitt, Amy Rochelle. Marido aproveita as viagens da mulher para colocar em dia as muitas fantasias sexuais que cruzam sua mente. O filme é o vácuo total. Qualquer comentário é mais do que o filme merece.

DUAS VIÚVAS DA PESADA
Globo, 4h15.
(Miller & Mueller). Direção: Christian Gorlitz. Com Desirée Becker, Suzanne Savoy. Policial alemã conhece agente americano e, a convite do próprio, vai para os Estados Unidos. Lá, entra em choque com a ex-mulher do rapaz, que, para piorar, é sua chefe no departamento. A morte do amado fará as duas se unirem. Porcaria da pesada, vale uma dormida instantânea.

TV PAGA
Um punhado de estrelas

da Redação

Alguns filmes de hoje fazem um apanhado de alguns galãs de Hollywood.
Há Gregory Peck, o comedido e irretocável astro dos anos 40 e 50, em "MacArthur, o General Rebelde" (Telecine 2, 15h30), filme mediano que o mostra em leve declínio físico, nos anos 70. O contrário do estilo visceral -não menos cerebral- do Kirk Douglas de "Chaga de Fogo" (Telecine 5, 16h), teatro filmado de primeira linha.
Paul Newman não fazia vergonha comparado aos rebeldes Dean e Brando. A prova está no excelente "O Mercador de Almas" (Fox, 13h), sobre a crise de idéias.
Já o padrão atual exige um Tom Cruise. Tão ruim quanto "Rain Man" (MGM, 4h). Mas ele é estrela, sem dúvida, o que atesta a decadência atual. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.