São Paulo, Terça-feira, 21 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE
Exposição terá obras premiadas em mostras anteriores
Panorama do MAM completa 30 anos com arte brasileira

JULIANA MONACHESI
free-lance para a Folha

Este ano o Panorama do Museu de Arte Moderna completa 30 anos. A exposição, que tem como objetivo mapear a produção contemporânea de arte brasileira, acontece de 21 de outubro a 19 de dezembro e tem 40 artistas convidados, cujos nomes serão divulgados hoje, em entrevista coletiva, pelo curador da mostra deste ano e curador-chefe do MAM, Tadeu Chiarelli, o presidente do banco patrocinador do evento (Deutsche Bank), Roger Karan, e Milú Villela, presidente do museu.
A última exposição, o Panorama 97, trazia de artistas consagrados a novos e expressivos nomes da arte brasileira. Até 93, o Panorama era um evento anual e dividido em modalidades técnicas.
A Comissão de Arte do MAM entendeu que não havia razão para separar as obras por esse critério nem porque restringir a arte a ele. O Panorama tornou-se bienal e incorporou novas técnicas, como fotografia, vídeo e instalações, além de ganhar um curador em lugar da comissão.
Desde 1969, o Panorama teve o papel fundamental de enriquecer a coleção do MAM. As exposições concediam prêmios-aquisição e geravam doações dos próprios artistas. No Panorama 99 serão expostas obras que foram premiadas em mostras anteriores, para homenagear aqueles que contribuíram para que o museu formasse o consistente acervo atual, de 2.500 obras.
Em 97, os premiados foram Nazareth Pacheco, Vera Chaves Barcellos, Iran do Espírito Santo, Edgard de Souza, Paulo Buennos, Rosana Paulino, Mário Cravo Neto, Paulo Pasta e Tunga.


Texto Anterior: Joalheiro faz moda de brilhantes
Próximo Texto: Cinema: Disney faz filme de US$ 225 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.