São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Um atraente filme chato

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Se "Oleanna" (TC Emotion, 1h15) fosse um filme nacional, todo mundo diria que é incompetente. Aliás, mesmo não sendo nacional é isso mesmo que se disse a seu respeito, o que é uma raridade. Isso aconteceu por vários motivos; vamos abordar apenas um deles.
"Oleanna" é o que se chama de um filme chato, isto é: trata do suposto assédio de um professor a uma aluna. Como a palavra suposto refere-se aqui a uma falsa atribuição, vemos aí que Mamet coloca em questão não só o feminismo como a correção política.
O que é, convenhamos, demais num momento em que o que mais se espera do cinema é apenas diversão de fim de semana. Isso "Oleanna" não é.
Ainda hoje, o telefilme "Jean Jaurès, Gigante do Socialismo" (TV5, 19h30). Vale pelo assunto.

TV ABERTA

Perigo nas Montanhas
Record, 14h.
(White Wolves - A Cry in the Wild 2). EUA, 1993, 90 min. Direção: Catherine Cyran. Com Amy Dolenz, Mark Paul Gosselaar. Cinco adolescentes em excursão à montanha exploram e convivem com a natureza. Até que um acidente transforma a diversão num duro teste. "Amargo Pesadelo", enfim.

D3 - Nós Somos os Campeões
Globo, 15h35.
(D3 - The Mighty Ducks). EUA,1996. Direção: Robert Lieberman. Com Emilio Estevez, Heidi Kling, David Selby. Terceiro filme da série em que Estevez é técnico de time estudantil de hóquei. Desta vez, ele deve administrar o problema criado pelos colegas ricos e esnobes, que desprezam os rapazes que ganharam bolsa de estudos.

Sommersby - O Retorno de um Estranho
SBT, 2h50.
(Sommersby). EUA/França, 1993, 113 min. Direção: Jon Amiel. Com Richard Gere, Jodie Foster, Bill Pullman. A história foi desenterrada originalmente por uma historiadora francesa, depois transformada em filme ("Le Retour de Martin Guerre") por Daniel Vigne. A versão americana teve como co-roteiristas o próprio Vigne e Jean-Claude Carrière. Nada impediu Amiel de fazer um vasto abacaxi. Gere é Sommersby, homem dado como morto durante a Guerra de Secessão que, em dado momento, reaparece para viver com a mulher. A dúvida, porém, se instala: será ele, de fato, Sommersby? História fascinante e filme desanimador (mais do que tudo, desanimado).

Intercine
Globo, 1h50.
"Tão Longe Tão Perto" (Inglaterra/ Irlanda, 2000, de Aileen Ritchie, com Ian Hart Sean McGinley) e "O Estripador" (1997, de Janet Myers, com Patrick Bergin, Samuel West) são os candidatos à exibição nesta quarta.

Um Favor Indecente
Globo, 3h35.
(The Favor). EUA, 1994. Direção: Donald Petrie. Com Elizabeth McGovern, Harley Jane Kozak, Brad Pitt, Bill Pullman. Kozak, mulher bem casada, pede à amiga McGovern que verifique a performance sexual de rapaz que, nos seus tempos de escola, despertara nela intensa paixão. Da série "so what?". (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Galácticos viram farinhaláticos!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.