São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Cultura faz cópia brasileira de 'Chaves'

Kiko Cabral/TV Globo
CAMELÔ Regina Casé e a cantora de funk Deize Tigrona gravam "Mercadão de Sucessos", nova série do "Brasil Total" ("Fantástico"), que mostrará fenômenos musicais no Sudeste, Nordeste e Norte

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Emissora pública conhecida pela qualidade de sua programação, a Cultura está gravando um programa que está sendo considerado internamente uma cópia do mexicano "Chaves", curinga do SBT há duas décadas, tido tanto como "trash" quanto "cult".
A Folha apurou que, assim como o "Chaves" original, o programa da Cultura traz adultos interpretando personagens infanto-juvenis e seu protagonista é um garoto pobre que mora numa vila.
O projeto vem sendo chamado provisoriamente de "Chico", em referência a seu autor, o dramaturgo Chico de Assis, que foi colaborador de Walter Negrão em novelas da Tupi nos anos 70 e roteirista do infantil "Curumim" (1981/85). Hugo Possolo (Parlapatões) foi convidado para dirigir.
Analy Alvarez, coordenadora do núcleo de teledramaturgia, nega que "Chico" seja cópia de "Chaves". "Não diria que lembra ‘Chaves’. A gente está fazendo testes, usando restos de cenários do ‘Senta que lá Vem Comédia’ [teleteatros]. A proposta é fazer um seriado para crianças em cima de palhaços, discutindo solidariedade, retratando a vida urbana paulista. O Chico trabalha muito essa coisa popular. Ainda é muito embrionário, não sei se será em uma vila ou em uma fazenda", afirma.
Desde o ano passado, quando Marcos Mendonça assumiu sua direção, a TV Cultura vem flertando com uma programação mais popular e comercial.

OUTRO CANAL

Tambor 1 A Justiça Federal do Rio, em liminar concedida anteontem, proibiu a Globo de exibir cenas de "A Lua me Disse" que exponham a personagem Índia (Bumba) a "situações constrangedoras e degradantes", sob pena de multa de R$ 500 mil. Proibiu também "cenas de violência e de insinuações de sexo".

Tambor 2 A liminar obriga a Globo a exibir mensagem, no final da novela, dizendo que deixou de abordar Bumba "em contexto cuja tônica é fazer rir" porque isso "era reforçador de imagens negativas associadas à população indígena". A Globo vai recorrer.

Astro O Roberto Jefferson interpretado por Márvio Lúcio, o Carioca, é o novo "hit" do "Pânico na TV". Domingo, o programa marcou picos de 11 pontos quando o personagem estava no ar. E seus "musicais" dão mais audiência do que os de artistas populares.

Acima Pelo menos no primeiro dia, funcionou a mudança de horário do "SBT Brasil", agora às 19h45 e "ensanduichado" por dois programas de Silvio Santos. Anteontem, o telejornal deu nove pontos no Ibope. Antes, estava com sete.

Oficial Vivianne Romanelli ("Dia-Dia") e Leonor Correa ("Melhor da Tarde") e respectivos programas na Band sairão do ar. Dia 26, a primeira cede espaço a Leão Lobo, e a segunda, a Claudete Troiano.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Galácticos viram farinhaláticos!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.