São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2ª fase de "Lost" explora tensão entre o grupo

Caixa de DVD reúne os episódios da segunda temporada da série; canal pago AXN exibe reprise dos últimos capítulos

Há 40 dias presos numa ilha, sobreviventes conhecem organização misteriosa e passam a disputar controle do grupo e de armamento

TEREZA NOVAES
DA REPORTAGEM LOCAL

No princípio, eram apenas os ursos polares. Por que um urso polar habitaria uma ilha "deserta" no meio do Pacífico? Foi um dos primeiros enigmas da primeira temporada da série "Lost". Os sobreviventes da queda do vôo 815 entre Sydney e Los Angeles enfrentam muitos outros na segunda temporada, que acaba de sair em DVD (R$ 155) e está em reprise no canal AXN (segundas, às 21h).
Os ursos não aparecem -e também não se sabe por que surgiram-, mas um cavalo negro é visto por pelo menos dois personagens, Kate e Sawyer.
Alucinação coletiva? O sucesso de "Lost" tem a ver com o vale-tudo de interpretações para a história que mistura "flashbacks" da vida dos sobreviventes e o dia-a-dia deles na ilha.
Estarão mortos? Ou em um purgatório? São eles cobaias de uma experiência científica? Ou delírio da cabeça de um maluco? Não há resposta definitiva para nenhuma das hipóteses.
Construídos para confundir, os episódios geralmente induzem a interpretações equivocadas. E (algumas) explicações vêm depois; às vezes, muitos capítulos depois.
É por isso que rever a série tem um gostinho de primeira vez, como remontar um quebra-cabeça com peças que antes estavam faltando.
Para quem nunca assistiu, perdeu partes ou quer se preparar para a estréia de Rodrigo Santoro na terceira temporada, alguns capítulos começam com "Previamente em "Lost'", que dão os rumos da história. Além dos 24 episódios, a caixa traz bônus -a melhor atração é "O Mundo Segundo Sawyer", que reúne ótimas tiradas.
Sobre o enredo: no início da segunda temporada os sobreviventes estão há mais de 40 dias na ilha. O possível resgate e a fuga, que deram ritmo à primeira temporada, dão lugar a um certo conformismo. A convivência fica difícil e começam disputas pela liderança e pelo controle do armamento.
Há novos sobreviventes, um amigo imaginário (ou não) de Hurley, um veleiro... E o bizarro projeto Dharma, instituição (ou seita?) que mantém abrigos na ilha e sobre a qual sabemos muito pouco de fato.
Mas, para além dos enigmas, as relações entre os personagens nas idas e vindas no tempo parecem ser a chave de tudo: "Nos vemos em outra vida".


Texto Anterior: Música: Banda The Ex é tema de documentário
Próximo Texto: Banda Sinfônica encena ópera baseada em "A Tempestade"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.