São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

música

'Sinto saudade de São Paulo', diz a vocalista da banda Pretenders

Chrissie Hynde comenta novo trabalho do grupo e relembra o período em que viveu na cidade

Cantora, que morou no centro em 2004, fala de "Live in London", lançado no Brasil em CD e DVD

ANDRÉ BARCINSKI
DE SÃO PAULO

Chrissie Hynde liga do escritório de sua produtora, em Londres. Está de bom humor. E meia hora atrasada.
"Desculpe pelo atraso", diz a cantora. "Mas os brasileiros sempre estão duas horas atrasados, então acho que você me perdoa, certo?" O assunto é o lançamento no Brasil do CD e DVD "Pretenders: Live in London", gravado em 2009, em um dos últimos shows da turnê do disco "Break Up the Concrete".
Mas Chrissie só quer falar do Brasil: "Como sinto saudade de São Paulo!". A cantora viveu na cidade em 2004, em um apartamento próximo à praça da República.
"Eu adorava. Gostava de tudo: da arquitetura, da loucura, de ver tanta gente andando pelas calçadas." Na época, Chrissie veio ao Brasil para tocar com Moreno Veloso, Domenico e Kassin. A experiência a marcou profundamente. "Eu não conhecia quase nada de música brasileira, mas fiquei espantada com a riqueza, os ritmos e a qualidade descontraída, quase etérea, da música deles."
O CD/DVD "Live in London" traz um repertório com todos os hits da banda e é a cara de Chrissie Hynde: animado e direto ao ponto. O DVD, então, é uma raridade hoje em dia: um filme em que a banda mexe e as câmeras ficam paradas.
"Eu não aguento esses DVDs em que as câmeras ficam voando por cima da banda", diz a cantora. "Quando vejo um show, gosto de ter uma imagem geral do grupo, gosto de ver como os músicos se comportam no palco."
Chrissie diz ter ficado muito satisfeita com o resultado, apesar de ser avessa a filmagens e fotos. "Existem poucas coisas no mundo que odeio mais do que me ver numa foto ou filmagem."
Não é estranho, especialmente para uma cantora que, com seus jeans apertados, botas de bico fino, camisetas surradas e franja no cabelo, praticamente criou um estilo "Chrissie Hynde"?
"Eu, ícone fashion? Você só pode estar brincando. Eu sou apenas uma ex-garçonete de Ohio que teve muita sorte na vida. Continuo me vestindo exatamente como há 40 anos, quando ia a shows e sonhava em ter uma banda. Sou a pessoa menos fashion do mundo."
Mesmo que ela não admita, a verdade é que Chrissie Hynde influenciou, de várias formas, o rock dos últimos 30 anos. Com suas letras confessionais e sua música, que fez a ponte entre o punk mais melódico e a new wave, a mulher criou, sim, um estilo. Hoje, aos 60 anos -nem parece-, Chrissie está numa fase tranquila. Fez recentemente uma turnê do Pretenders com o Blondie e pensa em abrir uma filial do restaurante vegetariano que tem em sua cidade natal, Akron, em Ohio (EUA).
Uma volta ao Brasil também está em seus planos. "Quero muito tocar de novo com Moreno e a turma. E será que alguém está interessado em abrir um restaurante vegetariano por aí?"

PRETENDERS: LIVE IN LONDON
ARTISTA Pretenders
LANÇAMENTO LAB 344
QUANTO R$ 27,90 (CD)/R$ 44,90 (DVD)


Texto Anterior: Cinema: "Tropa de Elite 2" vai concorrer a vaga no Oscar de 2012
Próximo Texto: Filipe Catto mostra timbre de contratenor em 'Fôlego'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.