São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hit no YouTube, piada com "Star Wars" vira DVD

"Chad Vader", série cômica sobre o "irmão" de Darth Vader, já foi vista quase 20 milhões de vezes no site de vídeos

Chad é o gerente de um mercado e faz rir com o mesmo tom grandiloqüente de Darth Vader para tratar de assuntos banais

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

O traje negro e a voz cavernosa são os mesmos, bem como o sabre de luz e os poderes da Força, mas o único império em que este Vader circula é um mercadinho de frutas e comidas chamado Empire.
Ele é Chad Vader, o gerente diurno, irmão caçula de um dos vilões mais célebres da história do cinema, Darth Vader, de "Star Wars".
Não saiu da mente de George Lucas, mas das de Matt Sloan e Aaron Yonda, dois videomakers amadores, de 34 anos, que criaram um dos maiores fenômenos da internet recente.
"Chad Vader - Day Shift Manager" é uma série humorística de oito episódios, criada em julho do ano passado e, desde então, já vista quase 20 milhões de vezes no YouTube, ganhando inclusive legendas em diversas línguas, até em português.
Agora, a série está sendo lançada em DVD no exterior (com um documentário, comentários e alguns vídeos extras), e sua segunda temporada já está em pré-produção.
"Tínhamos empregos regulares, eu trabalhava em uma livraria, e Aaron, em uma loja de metais, e já vínhamos fazendo vídeos há anos", conta à Folha, por telefone, Matt Sloan.
""Chad Vader" foi uma das idéias que tivemos; criamos ele para um site de vídeos, de lá alguém copiou para o YouTube e tudo aconteceu daí por diante."
O "tudo" que aconteceu não foi pouca coisa: Sloan e Yonda ficaram tão requisitados que contrataram um agente.
Eles estão entre os primeiros a assinar o contrato do Programa de Parceria Profissional do YouTube, pelo qual o site lhes paga um percentual (não divulgado) de seu lucro com anúncios, apenas para que continuem postando vídeos.
Neste mês, foram convidados pela Canon para participar de um vídeo promocional, "Batalha das Superestrelas da Internet", onde atuam ao lado de outras celebridades instantâneas criadas pela rede.

Lado negro da gerência
O estilo de "Chad Vader" lembra o do clássico indie "O Balconista" (1994), de Kevin Smith: humor referencial, com citações da cultura pop (aqui, obviamente, centradas em "Star Wars") e piadas que vão do pastelão ao refinamento.
Chad é o gerente diurno do mercado Empire, onde usa o mesmo tom grandiloqüente de Darth Vader para tratar de assuntos banais -é dessa postura deslocada que vem boa parte da graça da série.
Sloan e Yonda se dividem na interpretação do personagem: o primeiro lhe dá voz; o segundo, corpo. O traje que Yonda veste, aliás, representou o maior gasto que a dupla teve.
"Toda a equipe e os atores trabalharam de graça. Pagamos uma quantia mínima para filmar na loja, compramos o traje de Vader por US$ 600 e, no total, gastamos US$ 1.500."
E, ao contrário do que costuma acontecer nesses casos, os dois não tiveram problema por causa dos direitos autorais da Lucasfilm. Pelo contrário: Sloan, cuja voz, alterada eletronicamente, é quase idêntica à do ator James Earl Jones (que dublou o Vader original), foi contratado para dublar Darth Vader em videogames.
Os dois também receberam a bênção direta do próprio Lucas, que escolheu o vídeo de "Chad Vader" como o melhor dentre os baseados em sua mitologia, premiando-o na Star Wars Celebration de maio passado.


Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.