São Paulo, quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Supla na estreia do site de Marta Suplicy, no Studio SP

Barbosa com um pé fora do TSE

Bomba no TSE (Tribunal Superior Eleitoral): o ministro Joaquim Barbosa já comunicou a colegas que deve renunciar à vaga que ocupa no tribunal. A decisão, se mantida, vai além da mera troca de ministros: Barbosa presidiria as eleições presidenciais de 2010. Com sua saída, o pleito será comandado pelo ministro Ricardo Lewandowski.

ALERTA
Barbosa já tinha conversado sobre a possibilidade de renúncia com Lewandowski, que terá que presidir as eleições de 2010 em seu lugar, e Cármen Lúcia, ministra substituta que passaria a ocupar vaga permanente no tribunal no lugar dele. Há alguns dias, voltou a alertar Lewandowski de que está "a cada dia mais convicto" de que sua permanência no TSE se tornou "praticamente impossível".

ADIANTE
Barbosa deve renunciar ao TSE por problemas de saúde: ele luta há três anos contra uma inflamação na coluna que provoca dores insuportáveis. Só neste ano, tirou licença duas vezes, ficando seis meses fora do tribunal, situação que considera extremamente desconfortável. Procurado pela colunista, o ministro confirma a hipótese da renúncia. Mas diz que só tomará uma "decisão definitiva" em novembro, quando termina o prazo de sua licença.

EM CASA
A saída de Barbosa poderá levar José Antonio Toffoli, novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), ao TSE -onde já atuou como advogado de campanhas do presidente Lula. Por exclusão, ele seria o provável eleito pelos colegas do Supremo, que indicam ministros para o TSE, para ocupar a vaga de substituto que hoje é de Cármen Lúcia.

PADARIA
O governo brasileiro estuda retardar por 60 dias a emissão de licença para a importação de trigo da Argentina. A ideia é evitar a superoferta, que tem jogado o preço da tonelada para baixo (cerca de R$ 400), obrigando o governo a comprar o excedente pelo preço mínimo, ou seja, R$ 520.

NA COZINHA
Em outra frente da guerra do trigo, o ministro Reinhold Stephanes, da Agricultura, quer aumentar a alíquota de importação do produto dos EUA e do Canadá, de 10% para 35%. Stephanes, no entanto, tem esbarrado na resistência da equipe do ministro Guido Mantega, da Fazenda - que teme que o aumento chegue ao pãozinho.

A MAJESTADE, O SABIÁ
Será em 8 de novembro, na Sala São Paulo, o concerto em que João Carlos Martins e sua Orquestra Bachiana Filarmônica receberão Chitãozinho e Xororó. No repertório, a "Serenata", de Schubert, e a sertaneja "Fio de Cabelo".

TERMÔMETRO
O PSDB encomendou pesquisa ao Ibope que mostra José Serra (PSDB) retornando ao patamar de 41%, contra 35% da pesquisa anterior feita pelo instituto, que mostrava o tucano em queda. No campo governista, uma oscilação simbólica: Dilma Rousseff (PT-RS), com 17% (tinha 15%), volta a aparecer na frente de Ciro Gomes, com 16% (tinha 17%). Marina Silva (PV-AC) tem 9%.

AMAZÔNIA FC
O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), diz ter uma "meta ambiciosa" para 2014, ano de eleições: colocar na primeira divisão do futebol brasileiro um time do Estado. Manaus, capital do Amazonas, será uma das sedes do Mundial.

PARA BAIXINHOS
Marcelo Tas vai estrear em novembro um telejornal infantil no Cartoon Network. O "Plantão do Tas" vai interromper a programação do canal com "uma notícia absurda, com humor, mas com assuntos relevantes para as crianças", conta ele, que terá a companhia de repórteres mirins na bancada.

OPRAH NO BRASIL
O programa de Oprah Winfrey deve exibir hoje matéria gravada no Rio. Com o gancho da escolha da cidade como sede da Olimpíada de 2016, a atração entrevistou uma telespectadora carioca, que levou a equipe a pontos turísticos como o bondinho do Pão de Açúcar e mostrou pratos brasileiros como pão de queijo e churrasco.

CASO DA CUECA

"Meu pai deu a cara pra bater"

Eduardo Suplicy (PT-SP) roubou a cena no lançamento do site da ex-mulher, Marta Suplicy (PT), no Studio SP, anteontem. Antes mesmo de o senador chegar, a ex-prefeita, só sorrisos ao falar do site (www.sigampost.com.br), "um espaço democrático para falar de comportamento até culinária", interrompia a entrevista ao ser perguntada sobre o que achou de o ex vestir sunga em pleno Senado a pedido do "Pânico na TV". "Não vou fa-lar so-bre is-so", dizia, pausada e claramente.

 

O "caso da cueca" era o assunto da noite. "Uma pessoa com a trajetória dele deveria tomar mais cuidado para não se vulgarizar com essas intervenções midiáticas", dizia o deputado Rui Falcão (PT-SP). Supla saía em defesa do pai: "Meu pai deu a cara pra bater. Tem problema muito mais sério do que essa brincadeirinha, como a parada dele da Renda Mínima, que pode ajudar milhões".

 

Mal coloca os pés na casa noturna, Suplicy é abordado por amigos e convidados, que queriam tirar fotos com ele a todo instante. Um estudante, que se diz fã do petista, tenta puxar o assunto: "E aquela história da sunga?" Uma convidada o interrompe: "Ele já falou disso".

 

Em um canto da festa, Suplicy diz à coluna que ainda guarda a sunga em seu gabinete. "A Sabrina [Sato, apresentadora do "Pânico'] disse pra vocês [da coluna] que eu não devolvi a sunga, mas ela me deu de presente! Mas, quando eu a encontrar, vou devolver." O senador afirma que, ao dar entrevista ao "Pânico", "só queria divulgar o Renda Básica de Cidadania, para que mais pessoas compreendam o que é, inclusive a Sabrina. Se ela não tiver, vou dar um livro [sobre o projeto] pra ela", afirma.

 

Na saída da festa, já no estacionamento, nova abordagem. "Suplicy! O senhor não está de cueca hoje, está?", pergunta um jovem. "Ora, é claro que estou. Estranho seria se não estivesse", responde o senador.

CURTO-CIRCUITO
AMAURI MASCARO NASCIMENTO recebe hoje, às 10h, o título de professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em cerimônia no largo São Francisco.
FRANCISCO CUOCO faz hoje leitura de poemas de William Yeats, no projeto "Noite de Leitura de Poesias", da Cultura Inglesa. Às 20h, no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros.
COMEÇA HOJE em SP o Milano Film Festival, com 20 curtas-metragens exibidos no festival italiano homônimo. Das 9h às 19h, no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro.
ACONTECE HOJE o lançamento do livro "Visão de Jogo -Antropologia das Práticas Esportivas", de Luiz Henrique de Toledo e Carlos Eduardo Costa. Às 19h, no bar São Cristóvão.
A REVISTA "Fluir" comemora hoje seus 26 anos com festa para convidados na boate Pacha, na Vila Leopoldina.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA, FLÁVIA MARTIN e MATHEUS PICHONELLI



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Arte em alerta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.