São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Texto Anterior | Índice

TELEVISÃO

Campanha 'turbinou' ranking da baixaria

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O décimo ranking da baixaria na TV, que será divulgado hoje pela campanha Quem Financia a Baixaria É contra a Cidadania, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, foi inflado por corrente na internet.
O ranking recebeu 5.449 reclamações entre 4 de junho e 10 de novembro, recorde da campanha. O "Pânico na TV" aparece como líder do ranking, com 3.189 reclamações (58,5% do total). Nunca antes um programa "campeão" teve mais do que 205 "votos".
Mas pelo menos 1.658 reclamações contra o "Pânico" vieram de apenas duas fontes: uma comunidade no Orkut, chamada "Pânico na TV Passou do Limite", e de uma ONG pró-animais, a PEA (Projeto Esperança Animal), que se revoltaram contra a exibição, em 9 de outubro, de um ratinho amarrado a um balão de gás.
Carlos Mota, assessor da Comissão de Direitos Humanos, admite que considerou 630 denúncias dos 692 membros da comunidade no Orkut porque "são 630 pessoas diferentes". A PEA recrutou 1.028 reclamações via e-mail.
Os algozes do "Pânico" divulgaram modelo de e-mail para o envio de reclamação. No Orkut, postaram mensagem em que Carlos Mota os incentiva a reclamar.
Para os humoristas do "Pânico", as "denúncias no atacado" tiram a legitimidade do ranking. A coordenação da campanha diz que a mobilização pela internet foi legítima e expressiva.

OUTRO CANAL

Censura 1 A liminar que tirou a Rede TV! do ar durante 25 horas, por descumprimento de decisão judicial, uniu as principais emissoras do país. Foram intensas, na semana passada, as conversas entre executivos da Globo, Record, Band e Rede TV!. Todas acham a medida exagerada e temem que algo parecido um dia possa acontecer com elas, uma vez que se criou um precedente.

Censura 2 A Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores, que reúne Band, SBT e Rede TV!) divulgou na noite de sexta nota oficial em que chama o episódio de censura e de "medida truculenta" que "retirou dos telespectadores o direito de escolha". E "conclama as autoridades, judiciais inclusive, a refletirem sobre a importância para o Brasil de evitar que atos de censura não se repitam".

Censura 3 Também na sexta, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo divulgou nota em que manifesta preocupação com "decisões judiciais que restringem o pleno exercício da liberdade de expressão".

Geografia A novela "Prova de Amor", da Record, vai bem de audiência (para os parâmetros da emissora) em todo o país. Mas é no Recife (com impressionantes 22 pontos), no Rio (onde é ambientada e marca 12 pontos) e em São Paulo (11 no Ibope) que se sai melhor. A média nacional é de dez pontos.

E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Rock: Guitarrista americano Link Wray morre aos 76 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.