São Paulo, Terça-feira, 21 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO VIRTUAL
"MyCity.com" põe novo mapa-múndi no ar

ALVARO MACHADO
especial para a Folha

O endereço do mais novo mapa-múndi: "MyCity.com". Esse é o caminho do site e o nome das videoinstalações que o Centro Cultural Banco do Brasil coloca on line hoje, a partir do Rio de Janeiro, tornando acessíveis às telas conectadas de todo o planeta conceitos originais e técnicas atualizadas da primeira geração de artistas do design na Internet.
O projeto reúne 46 olhares originais sobre 43 cidades de todos os continentes, lançados por webdesigners que se expressam em "html", a linguagem de marcas de hipertexto utilizada na rede. A idealização, seleção e produção do projeto ficou a cargo do carioca Jair de Souza, 52, autor do "site guarda-chuva", que reúne os participantes e designers de duas instalações que constituem uma espécie de antena física do evento.
A primeira instalação se traduz num ambiente-planisfério com 23 monitores, nos quais o público percorre os sites das cidades. A segunda é um lounge, como em certas salas de clube tecno, onde um telão mostra clipes dos melhores momentos de todas as criações. Esse "siteshow" se faz acompanhar por uma webmusic.
Convidados a alinhavar em links impressões sobre as cidades que marcaram suas existências não-virtuais, os designers retomam na Web uma prática cultuada nos anos 60 e 70 por diretores dos "novos cinemas". Pela novidade do suporte, ainda não existem nomes estelares, com a possível exceção de Tom Hobbs, que compôs o site de Veneza a partir do estúdio Fabrica, dirigido por Oliviero Toscani.
"Foram cinco meses de trabalho de uma equipe de cinco pessoas, que viram mais de 800 sites e dezenas de catálogos internacionais. Com a liderança no setor de EUA, Inglaterra e Alemanha, o trabalho de garimpagem mais difícil foi na África, Polinésia e América Central. O resultado tem aparência ultramoderna, sem qualquer relação com guias de turismo", diz o webcurador Souza, que qualifica o projeto como pioneiro, atraindo a atenção de publicações como a "Wired", revista-bíblia do mundo digital.
Na Internet, "MyCity" permanece nove meses no ar. Desde já o site está aberto à participação de webdesigners do mundo inteiro, na seção "MyCity.off". As inscrições podem ser feitas a partir do site principal. Já foram selecionados cerca de 30 participantes para essa mostra paralela, que dentro de pouco tempo deve se tornar maior do que o segmento oficial.


Mostra: MyCity.com
Quando: hoje, às 19h no Centro Cultural Banco do Brasil; pela Internet, até 3/03, de ter. a dom., das 12h às 20h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil, Rio (rua 1º de Março, 66, centro, Rio de Janeiro, tel. 0800-785678)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Televisão: Especial de fim de ano da Band une música e meio ambiente
Próximo Texto: Rio e SP têm olhar poético
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.