|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
EXPOSIÇÃO VIRTUAL
"MyCity.com" põe novo mapa-múndi no ar
ALVARO MACHADO
especial para a Folha
O endereço do mais novo mapa-múndi: "MyCity.com". Esse é
o caminho do site e o nome das videoinstalações que o Centro Cultural Banco do Brasil coloca on line hoje, a partir do Rio de Janeiro,
tornando acessíveis às telas conectadas de todo o planeta conceitos originais e técnicas atualizadas da primeira geração de artistas do design na Internet.
O projeto reúne 46 olhares originais sobre 43 cidades de todos
os continentes, lançados por webdesigners que se expressam em
"html", a linguagem de marcas de
hipertexto utilizada na rede. A
idealização, seleção e produção
do projeto ficou a cargo do carioca Jair de Souza, 52, autor do "site
guarda-chuva", que reúne os participantes e designers de duas instalações que constituem uma espécie de antena física do evento.
A primeira instalação se traduz
num ambiente-planisfério com
23 monitores, nos quais o público
percorre os sites das cidades. A segunda é um lounge, como em certas salas de clube tecno, onde um
telão mostra clipes dos melhores
momentos de todas as criações.
Esse "siteshow" se faz acompanhar por uma webmusic.
Convidados a alinhavar em
links impressões sobre as cidades
que marcaram suas existências
não-virtuais, os designers retomam na Web uma prática cultuada nos anos 60 e 70 por diretores
dos "novos cinemas". Pela novidade do suporte, ainda não existem nomes estelares, com a possível exceção de Tom Hobbs, que
compôs o site de Veneza a partir
do estúdio Fabrica, dirigido por
Oliviero Toscani.
"Foram cinco meses de trabalho de uma equipe de cinco pessoas, que viram mais de 800 sites e
dezenas de catálogos internacionais. Com a liderança no setor de
EUA, Inglaterra e Alemanha, o
trabalho de garimpagem mais difícil foi na África, Polinésia e
América Central. O resultado tem
aparência ultramoderna, sem
qualquer relação com guias de turismo", diz o webcurador Souza,
que qualifica o projeto como pioneiro, atraindo a atenção de publicações como a "Wired", revista-bíblia do mundo digital.
Na Internet, "MyCity" permanece nove meses no ar. Desde já o
site está aberto à participação de
webdesigners do mundo inteiro,
na seção "MyCity.off". As inscrições podem ser feitas a partir do
site principal. Já foram selecionados cerca de 30 participantes para
essa mostra paralela, que dentro
de pouco tempo deve se tornar
maior do que o segmento oficial.
Mostra: MyCity.com
Quando: hoje, às 19h no Centro Cultural
Banco do Brasil; pela Internet, até 3/03,
de ter. a dom., das 12h às 20h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil,
Rio (rua 1º de Março, 66, centro, Rio de
Janeiro, tel. 0800-785678)
Quanto: entrada franca
Texto Anterior: Televisão: Especial de fim de ano da Band une música e meio ambiente Próximo Texto: Rio e SP têm olhar poético Índice
|