São Paulo, Terça-feira, 21 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOBO DE OURO
Premiação, dia 23 de janeiro, é considerada uma "prévia" do Oscar
"Beleza Americana" tem 6 indicações

das agências internacionais


O filme "Beleza Americana" foi indicado em seis categorias para 57ª edição do Globo de Ouro, premiação da Associação de Imprensa Estrangeira, cuja cerimônia de entrega acontece no próximo dia 23 de janeiro.
O filme do diretor britânico Sam Mendes, cuja estréia no Brasil está prevista para o fim de fevereiro, concorre a melhor filme dramático, melhor ator (Kevin Spacey) e atriz (Annette Bening) dramáticos, melhor diretor, melhor libreto (Alan Ball) e melhor partitura (Thomas Newman).
O Globo de Ouro é um dos principais prêmios do cinema norte-americano e uma espécie de "prévia" do Oscar.
As indicações e premiações do Globo de Ouro são bons "termômetros" de popularidade de filmes na disputa para o Oscar, cujas indicações são anunciadas após o prêmio da crítica estrangeira.
Concorrem com "Beleza Americana" a melhor filme dramático "O Informante", "Fim de Caso" (adaptação de romance de Graham Greene), "Hurricane - O Furacão" (biografia do boxeador Rubin ""Hurricane" Carter) e "The Talented Mr. Ripley", história baseada em romance de Patricia Highsmith e dirigida por Anthony Minghella.
"O Informante", cuja estréia está prevista no Brasil para 10 de março, conta a história de um homem que enfrentou a indústria tabagista.
Na categoria de melhor comédia ou musical, concorrem "Toy Story 2", "Um Lugar Chamado Notting Hill", "Being John Malkovich", "Man on the Moon" e "Máfia no Divã".

Língua estrangeira
"Tudo sobre Minha Mãe", de Pedro Almodóvar, disputa a categoria de melhor filme de língua estrangeira com os franceses "La Fille sur le Pont" e "Est-Ouest", o alemão "Aimée and Jaguar" e o canadense "Le Violon Rouge".
No 56ª edição, o vencedor da categoria foi o brasileiro "Central do Brasil", de Walter Salles. O filme também consagrou Fernanda Montenegro, que recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz, mas acabou, como "Central", sendo preterida no Oscar.

Prêmio brasileiro
Já no Brasil, a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro escolheu ontem "Tudo sobre Minha Mãe" como o melhor filme exibido no país em 1999.


Texto Anterior: Cabral em datas
Próximo Texto: Principais indicados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.