São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Enquanto prepara volta do Paralamas, baixista traz a São Paulo apresentação com banda cover do ritmo jamaicano

Bi Ribeiro apresenta o lado B do reggae

DA REDAÇÃO

A apresentação que o baixista Bi Ribeiro, dos Paralamas do Sucesso, faz hoje à noite em São Paulo não marca -ainda- a tão aguardada volta de Herbert Vianna aos palcos. Do Paralamas tem João Fera (teclados), Bidu Cordeiro (metais) e até algumas faixas da banda; mas trata-se do Reggae B, projeto paralelo de Ribeiro.
Embora surgida a partir de um tributo a Bob Marley para abrir os shows do The Wailers no Brasil, pode-se dizer que a Reggae B toca o lado B do gênero. Nomes como Black Uhuru, Linton Kwesi Johnson e Denis Brown -menos conhecidos pelos fãs de primeira viagem- têm destaque no repertório da banda.
"A gente tenta fugir um pouco de Bob Marley, o mais batido, mas nos shows acaba sendo inevitável", afirma Ribeiro.
Além do baixista -que, ao lado do vocalista Nabby Clifford, já enveredava pelos clássicos jamaicanos no começo dos 90 com seu Mighty Reggae Beat-, a banda conta com outros reggaeiros de carteirinha, como o tecladista Jean Pierre (ex-Cidade Negra), o guitarrista Claudio Menezes (AfroReggae) e Ronaldo Silva, na bateria e percussão.
E quem canta? "Ah, não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Acho que deve faltar um neurônio", brinca Ribeiro, que, para resolver o problema, decidiu elencar uma lista de convidados/ vocalistas na qual constam Arnaldo Antunes, Rhossi (Pavilhão 9), Cesar Rap e Ed MC (Nocaute), Black Alien (ex-Planet Hemp) e Valnei Aine (Negril). O sepultura Andreas Kisser também foi escalado para "botar peso" em "Selvagem", reggae anos 80 do Paralamas. No mesmo clima de camaradagem, o titã Nando Reis e o raimundo Digão contribuem também para o repertório da banda, com duas canções inéditas.
Quanto ao Paralamas do Sucesso, Ribeiro garante que vai muito bem, obrigado. "A única coisa que o Herbert precisou reaprender foi a usar o ProTools (ferramenta de edição eletrônica). O resto, até canções mais quebradas, como "Alagados", ele já está tocando de novo", afirma. "Eu, ele e o (João) Barone estamos nos vendo quase toda semana e já temos seis composições prontas para o próximo disco", afirma.
Antes disso, porém, o Paralamas (sim, Herbert Vianna também) deve se juntar outra vez para gravar uma faixa no próximo disco de Gilberto Gil, um tributo a Bob Marley. É a força de Jah trazendo de volta uma das maiores bandas pop do país.
(DIEGO ASSIS)

REGGAE B - show com Bi Ribeiro e convidados. Onde: teatro do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 0/xx/11/3871-7700). Quando: hoje, às 21h. Quanto: R$ 7,50 a R$ 15. Censura:14 anos.


Texto Anterior: Melhores momentos
Próximo Texto: Cinema/Estréia - "Sob a Areia": Ozon desmonta expectativas do espectador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.