São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Série relembra grandes jogos da seleção

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Gerações e gerações de brasileiros sempre se lembrarão de onde estavam em 9 de julho de 1994, quando Branco fulminou o gol da Holanda numa cobrança de falta que pôs a seleção nas semifinais da Copa dos Estados Unidos.
Partidas como essa são o tema da série "Jogos para Sempre", do SporTV, que estréia nesta quarta, às 22h. O personagem principal daquele dia ganha voz, e o programa traz a jornada desse herói a partir de seu ponto de vista.
Porque Branco foi um herói. Poucas vezes um país inteiro se opôs tanto à convocação de um jogador. O lateral-esquerdo se recuperava de uma lesão, já havia passado dos 30 anos, e Roberto Carlos já era uma realidade.
Mas Carlos Alberto Parreira acreditou na sua experiência, e o gol sobre a Holanda é daqueles de roteiro, para dar o final feliz após toda uma série de traumas.
A série ainda terá Zico, ídolo máximo do Flamengo, falando sobre o dissabor de ter perdido para a Itália em 1982, e o goleiro Félix, detalhando o Brasil x Inglaterra em 1970, em que os inventores perderam para os definidores.
Uma bela idéia, já que o futebol sempre guarda no campo histórias deliciosas de rivalidade e tensão. Mas há que se encontrar um jeito melhor de contá-las.
No primeiro programa, com o repórter Victorino Chermont, a primeira preocupação que surge é: como manter o ritmo do especial, que se baseia em imagens que todo mundo viu e um só depoimento?
Pois é. Por mais que Branco entre no espírito da produção e abra seu coração em histórias interessantes, como a de um terço que guardava no travesseiro, e tenha até momentos de humor -quando ele se orgulha de ter acertado o rápido ponta Marc Overmars-, às vezes bate um soninho...
E há uma discutível tentativa de ilustrar a história com a locação escolhida. No caso, o Forte do Leme, com canhões e caminhos de pedra servindo de metáforas. Não funcionou neste episódio.


Jogos para Sempre
Quando:
hoje, às 22h, na SporTV


Texto Anterior: Cinema: Estudantes alemães filmam raio-X do Brasil urbano e rural
Próximo Texto: Cultura e política: Presidente do Irã proíbe música ocidental
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.