São Paulo, segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme "Avatar" se inspirou em HQ, dizem blogueiros

Revista dos anos 80 da Marvel traz heroína azul e nua, que lembra os seres do novo filme de James Cameron

Meses antes da estreia, produtora de animação ameaçou processar "Avatar" por cópia; blogueiros fazem comparações e piadas

DA REPORTAGEM LOCAL

Mal chegou aos cinemas, a nova superprodução do cineasta canadense James Cameron já provocou a ira de blogueiros. "Avatar" estreou na sexta-feira passada em diversos cinemas do mundo e em 615 salas do Brasil, incluindo 103 salas 3D.
E, de cara, surgiram comparações na internet entre os personagens azuis de "Avatar", que se passa num futuro onde a Lua é uma floresta mágica habitada pelos seres primitivos, e a heroína de uma história em quadrinhos dos anos 1980 da Marvel Comics.
Em diversos blogs apareceram fotos da capa e de páginas internas da revista, chamada "Timespirits", com uma mulher alienígena azul, meio listrada e nua, numa floresta. O enredo não fica claro, mas ela luta com militares e se envolve com um índio.
Em "Avatar", um grupo de cientistas entra em Pandora, a Lua dos Na'vis, por meio de clones dos seres azuis. Um terráqueo, o ex-soldado Jake Sully (Sam Worthington), acaba se apaixonando por uma Na'vi, a guerreira Neytiri (Zoe Saldana), com grandes olhos amarelos e traços fluorescentes.
"Avatar" teria custado US$ 500 milhões e arrecadou num único dia US$ 27 milhões nos EUA. Cameron, conhecido pelo blockbuster "Titanic" (1997), diz ter passado 14 anos esperando pelas tecnologias certas para realizar "Avatar", filme que foi produzido nos últimos quatro anos.
Pouco antes da estreia, no entanto, em agosto, o jornal inglês "The Guardian" afirmou que os criadores de um filme de animação chamado "Delgo" pensavam em abrir uma ação legal contra os produtores de "Avatar" devido às similaridades entre os extraterrestres.
Pela internet, começaram a pipocar piadas na semana passada sobre as semelhanças com a HQ "Timespirits", que se espalharam a partir do blog The Monkey Mind. "Considerando o tamanho do orçamento do filme, não ficaria surpreso se os autores do "Timespirits" abrissem um processo. E, caso isso aconteça, espero que todos os envolvidos usem óculos 3D!", diz o blogueiro do Film Drunk.
"Acho que o grupo Blue Man também pode ter um caso legítimo aqui", diz um internauta nos comentários de outro blog, fazendo piada com os músicos que se pintam de azul.
(FERNANDA EZABELLA)


Texto Anterior: "O rock se tornou uma linguagem de exclusão"
Próximo Texto: Música: Venda para Beyoncé em SP começa nesta quarta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.