São Paulo, Sábado, 22 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salles é favorito ao "Oscar" brasileiro

da Redação

O drama "O Primeiro Dia", de Walter Salles e Daniela Thomas, foi indicado em todas as nove categorias de filmes de longa-metragem e lidera a primeira disputa ao Grande Prêmio Cinema Brasil.
Organizado pela Secretaria para o Desenvolvimento do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), o prêmio será entregue nesta primeira edição em 12 de fevereiro próximo no Hotel Parreirinha em Petrópolis (RJ), na presença do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
"O Primeiro Dia" desenvolve-se em torno do encontro no Rio, na virada de 1999 para 2000, de uma jovem desesperançada e um presidiário. É a segunda parceria entre Salles e Thomas, iniciada em "Terra Estrangeira" (95).
O segundo maior número de indicações ficou com "Orfeu", de Carlos Diegues, que concorre em sete categorias e está ainda disputando uma das cinco vagas na disputa de melhor filme estrangeiro para o Oscar. "Um Copo de Cólera", adaptado por Aluízio Abranches da novela de Raduam Nassar, vem logo atrás, com seis indicações. O prêmio de melhor filme será disputado por "O Primeiro Dia", "Orfeu", "Um Copo de Cólera", "Por Trás do Pano", de Luiz Villaça, e "Amor & Cia", de Helvécio Ratton.
Os vencedores de seis categorias (melhor filme, filme estrangeiro, diretor, ator, atriz e série de TV) serão escolhidos por um colégio eleitoral de cerca de 300 personalidades do país. Os demais 11 prêmios terão seus resultados decididos pelo voto de 24 especialistas.


Texto Anterior: Cinema: Globo de Ouro não tem "barbada" este ano
Próximo Texto: Os indicados ao Grande Prêmio Cinema Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.