São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2005

Próximo Texto | Índice



TELEVISÃO

Renato Rocha Miranda/TV Globo
Camilo Bevilacqua (centro) com reproduções de sua cabeça


Globo aprende a cortar cabeça na selva

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo usará pela primeira vez na minissérie "Mad Maria", que estréia terça, efeitos especiais que permitirão à emissora mostrar com detalhes e realismo uma cabeça humana sendo degolada e duas mãos sendo decepadas.
Na violenta trama, ambientada na Amazônia, o operário alemão Hans (Camilo Bevilacqua), que trabalha na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, será punido pelo próprio grupo após acusar injustamente um negro vindo de Barbados (país do Caribe) de ter furtado um de seus objetos.
A punição é a decapitação. Para mostrar a ação com realismo, a Globo gravou em Rondônia as cenas de luta. Também na selva, usando um fundo azul, a emissora gravou a seqüência em que a cabeça do alemão é cortada e cai. As imagens serão fundidas em computador e, graças à técnica de 3D, ficarão parecendo reais.
Nas gravações, a emissora usou três cabeças de borracha que reproduzem o rosto de Bevilacqua em três expressões diferentes. As cabeças foram confeccionadas por Frederico Farfan, especialista em efeitos especiais que trabalha em Hollywood e tem no currículo os filmes "Tróia" e "Titanic".
A mesma técnica de 3D será usada para mostrar o decepamento das mãos do índio Joe Caripuna (Fidellis Baniwa). O personagem será punido por ter furtado objetos de operários. E, mesmo sem as mãos, aprenderá a tocar piano, com os pés.

OUTRO CANAL

Musas 1 "Essas Mulheres" é o novo nome provisório da novela que substituirá "A Escrava Isaura" na Record. A produção, que já foi chamada de "Senhora" e "As Três Damas", reunirá três textos de José de Alencar _"Senhora", "Diva" e "Lucíola".

Musas 2 A global Lavínia Vlasak negociou, mas acabou dizendo não à proposta da Record de ser uma das protagonistas da trama.

Bola fora O canal pago SporTV anunciou até na manhã de quinta-feira que iria exibir Santos x Portuguesa _o que não fez. O jogo estava programado, mas na quarta, na abertura do Paulista-05, o canal optou por exibir duas partidas. Só depois disso se deu conta de que, por contrato, pode mostrar apenas dois jogos por rodada.

Troféu 1 A Cultura marcou um golaço ao apostar na Copa São Paulo de juniores. Anteontem, com um jogo do Corinthians, ficou em terceiro lugar no Ibope, com média de seis pontos e picos de nove _os maiores da emissora nos últimos três anos.

Troféu 2 Segundo a emissora, os 13 jogos transmitidos até agora foram sintonizados, durante pelo menos um minuto, em 52% dos domicílios da Grande SP. A "Copinha" rejuvenesceu e popularizou a audiência da Cultura: 42% de seus telespectadores têm entre 18 e 35 anos (a média é 28%), e 30% são das classes D e E (o padrão é 11%).

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Próximo Texto: José Simão: Fashion Bicha! Tá parecendo plantação de minhoca!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.