São Paulo, terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Divulgação
O ator pornô Marcelo Ribeiro


Os sem-quadra
O fim da "era Guga" está sendo acompanhado pelo fechamento de academias de tênis no país. Só em SP, o número de estabelecimentos filiados à federação do esporte caiu quase à metade nos seis últimos anos: de 40, em 2001 (quando Gustavo Kuerten conquistou o tricampeonato em Roland Garros), para 26, em 2007. O boom imobiliário é o principal responsável. As quadras ocupam terrenos grandes, ideais para prédios e condomínios. O ex-jogador Marcelo Meyer vendeu sua academia na Granja Viana, com 12 mil m2, por uma "proposta irresistível", em 2007. "A rentabilidade estava baixa", afirma.

PREJUÍZO
O ex-tenista Jaime Oncins também fechou sua academia. O terreno, de 4.000 m2, no Brooklin, era alugado e o proprietário decidiu vendê-lo. "Não consegui recuperar o investimento", diz Oncins.

NOVO OLHAR
Comentário da ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) sobre a ínfima presença de modelos negros na SP Fashion Week: "O Brasil é um país com diversidade racial e isso merece ser exibido nas passarelas. A beleza negra deveria inspirar coleções e ter maior participação nos desfiles. O mercado da moda deve lançar um novo olhar sobre essa questão".

À PAISANA
Presidente do Banco Real, Fábio Barbosa foi sem seguranças à semana de moda, na sexta. Visitou a mostra de sapatos de Vivienne Westwood.

MUTAÇÃO
Circulou em pequenos grupos pelos corredores da Fashion Week uma versão evoluída do "emo". Magrinho, pele muito branca, cabelo chanel liso, o visual é parecido. A diferença é a orientação, digamos, ideológica. Em vez de emotivos, eles têm um "humor fashion". Como não parecem menino nem menina, eles já são chamados de "menini".

PESQUISA
O Hospital do Câncer A.C. Camargo, de SP, construirá um novo prédio destinado às pesquisas científicas. Em 2007, seus pesquisadores produziram 130 artigos internacionais. A obra será anunciada hoje.

ADEUS AOS TRÓPICOS
Dia 12 de janeiro, a cearense Giovanna Reis, com apenas 6 anos e quatro meses de treinos, ficou em segundo lugar no campeonato regional de patinação no gelo em Montreal (Canadá). A família Reis se mudou para lá há dois anos. Motivo: segurança. Carla, a mãe da atleta, foi por quatro vezes vítima de assalto à mão armada.

ELE NÃO VEM
O ator Rodrigo Santoro passará o Carnaval em Los Angeles, onde filma o longa "The Post Grad Survival Guide".

Haja força de expressão
Sábado, meia noite, palco do salão do clube Monte Líbano carioca: depois de suar o top de lantejoulas durante mais de uma hora, sambando diante da bateria da escola de samba Grande Rio, Grazielli Massafera diz: "Tô toda cagada".

 

Haja força de expressão (e de imaginação) para vê-la como ela diz se sentir. Como vai fazer para sair linda nas fotos? Uma fresca na varanda do clube resolve. Ela mesma retoca a maquiagem, dois cabeleireiros colocam a "cabeça" de penas de faisão e cristais Swarovski e em um minuto ela está sorrindo para a câmera. A fotógrafa se aproxima para fazer algo diferente. "Será que vai dar certo?", preocupa-se a atriz. Jorjão, 2,04 m, 140 kg, diretor da escola e "anjinho da Grazi", diz, galanteador mas respeitoso, que mulher bonita não precisa se preocupar com fotógrafo.
 

Durante a evolução de Grazi no palco, uma multidão se esmaga para ver e ser visto pela atriz: "Tira uma foto comigo!", gritam. Enquanto observa o remelexo dela, um marmanjo arqueia as sobrancelhas, arregala os olhos e comprime os lábios, como se estivesse assistindo a uma jogada que vai dar em gol.
 

O público parece tão enfeitiçado com a presença da atriz que nem repara em uma ou outra flexão de perna em descompasso com o batuque. Onde aprendeu a sambar? "Quem disse que eu aprendi?"
 

Sua empresária, Márcia Marbá, é uma platéia incondicional: "Não quero que a Grazi perca essa espontaneidade. É o que ela tem de melhor". Enquanto a atriz se maquia para a foto, uma senhora se aproxima e pede um autógrafo. Nome? "Emiliana..." Grazi: "Ih, tem um hotel lá em São Paulo com esse nome".
 

Ao tentar lembrar-se de uma festa em que esteve, Grazi olha para Marbá e diz: "Foi a do D'Antino, né Márcia?", querendo dizer Testino. (Sérgio D'Antino é advogado de celebridades; Mario Testino, fotógrafo idem). "O povo vai achar que eu sou burra. Isso não é burrice, é confusão!" Diz que a piada dos nomes é uma brincadeira interna entre as duas...
 

Até o fim da novela "Desejo Proibido", ela não vai fazer curso para perder o forte sotaque "de caipira", porque o personagem "pede". Grazi começa a achar que o repórter "está anotando coisas demais": "Moço, pelo amor de Deus, eu sou muito bocuda. Tô-cum-me-docê".

Frase

O povo vai achar que eu sou burra. Isso não é burrice, é confusão!


GRAZI MASSAFERA, depois de trocar os nomes do advogado Sérgio D'Antino e do fotógrafo de moda Mario Testino

MARCELO RIBEIRO

"Filmar com Xuxa me atrapalhou"

Aos 12 anos, Marcelo Ribeiro protagonizou cenas eróticas com Xuxa e Vera Fischer no filme "Amor Estranho Amor". Hoje, aos 38, com três filhos e um divórcio, ele está nas locadoras com o novo filme pornô "Estranho Amor" e avisa: "não quero fazer alpinismo social".  

FOLHA - O filme fala da Xuxa?
MARCELO RIBEIRO
- É óbvio que está associado. Porque este é o link que me liga à mídia e ao público. Mas fica natural porque o filme fala sobre minha vida e nela tem este episódio. Mas não citamos o nome de ninguém.

FOLHA - Por quê?
RIBEIRO
- Respeito. E quero desvincular minha imagem da imagem dela. Antes eu usava o filme como currículo para tentar novos trabalhos. Mas filmar com a Xuxa me atrapalhou, me excluíam para não bater de frente com ela. Dia desses, tentamos divulgar o novo filme em um programa de TV, mas a apresentadora não quis por ser amiga de Xuxa. Não vou dizer quem foi. Minha intenção não é fazer alpinismo social.

FOLHA - Por que aceitou fazer o filme pornô?
RIBEIRO
- O lado financeiro fala mais alto. Fechei uma participação nas vendas a cada lote de 5.000 cópias vendidas, mas não vou revelar o valor. É uma chance de voltar a participar do meio artístico. Por mais que eu tenha seguido o caminho da computação, minha veia artística nunca se apagou.

FOLHA - Pornô é arte?
RIBEIRO
- É tão artístico quanto qualquer outro filme.

CURTO-CIRCUITO

O ARTISTA PLÁSTICO Herbert Baglione lança o livro "Vossia", a partir das 16h, na Plastik, nos Jardins.
A PEÇA "Fundação da Vila de São Vicente" tem sua última apresentação hoje, às 20h30, na praia do Gonzaguinha.
OS DJS Valter Nu e Flavio Prado comandam o projeto Rock Edition hoje, no Geni, às 20h30, com entrada gratuita.
A JAZZ-ORQUESTRA e o coral Collegium Musicum fazem ensaio aberto hoje, a partir das 17h30, no Sesc Santana.
O CANTOR e compositor Línox lança o álbum "Positivo", hoje e amanhã no teatro Crowne Plaza, às 21h.

Texto Anterior: Raio-X
Próximo Texto: Museu sueco recebe produção carioca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.