São Paulo, sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Batman faz caminho inverso de Hellboy

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao protagonista de "Hellboy 2 - O Exército Dourado" (TC Premium, 19h50, 12 anos), o que importa é se integrar aos humanos. Tanto que ele é um demônio, mas a serviço do bem, caçando monstros do mal para o FBI. Hellboy freia sua natureza, malévola, a fim de ser reconhecido.
Já o homem-morcego do "Batman" (HBO, 15h05, 12 anos) de Tim Burton encontra uma nova inclinação, pós-trauma infantil, e pretende o oposto: isolar-se da sociedade. Hellboy parece repetir o que o senso comum faz diariamente, a tal cordialidade, ao passo que Batman repete o admirável gesto radical dos ermitões.
Falando de sociedade, no formidável "Tropas Estelares" (MaxPrime, 19h15, 12 anos), de Paul Verhoeven, uma nação militarista é o que fundamenta toda uma rede de relações (sexuais, políticas) que se concretiza no combate dos humanos a insetos gigantes.
Em vez de besouros, bandidos. São esses que o durão Harry Callahan caça em "Impacto Fulminante" (TCM, 23h30, 12 anos), dirigido por Clint Eastwood.

Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Socuerro! São Pedro cuspiu na gente!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.