São Paulo, sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

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Fashion Week entra na era das subcelebridades

VITOR ANGELO
COLUNISTA DA FOLHA

Os desfiles de moda no Brasil já foram a sala de estar das socialites que carregavam uma Ferrari em cada orelha. Tempos depois, vieram para a plateia das grifes as estrelas de novelas. Nesta temporada, a SPFW caiu na rede dos reality shows e dos programas de TV sensacionalistas.
Syang, da "Casa dos Artistas", deu pinta na apresentação da estilista Simone Nunes, Babi Xavier, de "A Fazenda", apareceu na Animale, e a ex-BBB Gyselle, na Iodice.
Mas as celebridades lado B mais comentadas pelos fashionistas foram a apresentadora Márcia Goldsmith, que sentou na primeira fila de Reinaldo Lourenço e de Gloria Coelho, e a BBB Claudia Livia, que saiu da casa do programa apenas para ver o show de Herchcovitch.
"Eu acho um desrespeito você ser pisoteado para poderem fotografar a calcinha de alguma BBB", reclama a editora de moda Regina Guerreiro. "Não faço ideia de que tipo de retorno positivo isso dá para uma marca sofisticada", afirma o stylist Paulo Martinez, que acha muito "estranho" esse fenômeno de levar para a primeira fila as "subcelebridades", como são chamadas pelo povo da moda.
"Celebridades como Fernanda Torres e Malu Mader sumiram da SPFW, por isso o foco foi para essas figuras", reflete o stylist Giovanni Frasson. Para ele, Herchcovitch talvez esteja em um momento "global". "Depois de ter feito "A Garota do Fantástico", ele talvez queira tornar o seu nome conhecido para a massa, mas não sei se uma BBB agrega muito valor para a imagem da marca", diz.

Cafonice
A assessoria da grife diz que a presença de Claudia na plateia foi uma tarefa colocada pelo programa, e que o estilista seria fã do "Big Brother". Já Herchcovitch diz que "não tem tempo para ver televisão, mas não iria deixar Claudia na fila B". A "sister" foi a personalidade mais fotografada do desfile.
Já Márcia Goldsmith é cliente de Reinaldo e Gloria. "Ela compra muito", conta a assessoria das marcas. Não é a primeira vez que Márcia aparece no evento, mas agora acabou virando até gíria. A expressão "fazer a Márcia" significa que alguém conseguiu sair da obscuridade fashion, se sentar e ser notado na prestigiosa primeira fila.
Daniel Carvalho, do blog de celebridades Katylene, é taxativo: "Se a Márcia e a Claudia do "BBB" viraram estrelas de desfiles importantes, isso é a prova cabal que o mundo vai acabar mesmo antes de 2012, num tsunami de cafonice".


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