São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

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MÔNICA BERGAMO

Bel Pedrosa/Folha Imagem
LIÉGE MONTEIRO
"Quando digo "não', é não", diz Liége, que teve a missão de selecionar celebridades e personalidades do cinema para o camarote de uma cervejaria

Mamãe, eu quero...

Elas vivem rodeadas de famosos, ganham presentes caros e, nos dias que antecedem o Carnaval, atendem a até 200 telefonemas por dia. Sabem falar "não" para os pidões e não vêem graça nos ex-"Big Brothers". Quem são elas? Ivone Kassu, Isabela Menezes, Liége Monteiro e Fernanda Barbosa, as promoters que detêm os convites dos camarotes mais badalados do Carnaval.
 
Elas têm como função levar o maior número possível de celebridades para seus camarotes -e atrair a tão desejada "mídia espontânea". A atividade está cada vez mais segmentada. No camarote da Brahma há uma pessoa responsável por convidar "socialites jovens cariocas", outra por "socialites e empresários paulistanos", uma por artistas e outra por "esportistas". Cada uma ganha entre R$ 5.000 e R$ 20 mil pelo trabalho. Desde que o samba é samba nunca foi assim.

De onde vem a fama de brava de Liége Monteiro? Bastaram 15 minutos em sua casa, em Ipanema, para entender. "Quando esse jornalista ligar de novo, fala que ele não vai ganhar porcaria nenhuma de camisa. Que saco!" Incumbida de levar celebridades ao camarote da Nova Schin, a promoter, que começou a "carreira" como produtora de cinema, diz não se estressar. "Quando eu digo não é não."
 
A promoter -ops, ela acha esta palavra "ridícula"- diz que gosta quando lhe pedem um convite. "É legal, uma demonstração de prestígio", conta. Rodeada de retratos onde aparece abraçada a artistas como Malu Mader, Maitê Proença e Reynaldo Gianecchini, Liége dá a fórmula para um camarote bacana: "Trinta por cento de formadores de opinião e pessoas do cinema, 30% de artistas, 20% de "new generation", 10% de políticos e 10% de modelos".
 
Com ela, ex-participantes de "reality show" também não têm muita vez. "Não tenho nada contra, mas tem tanta gente mais interessante...", diz. Sertanejos também "não tem muito a ver", com exceções: "Zezé di Camargo é o máximo".
Na sua lista, a número 1 é Vera Fischer, amigona. "Ela é um espetáculo, as pessoas ficam enlouquecidas quando a Vera chega", conta. Modelos da agência Mega também causam frisson. "Gente bonita é muito importante."
 
Quem não faz parte de seu mailing? "Bêbados e chatos em geral", conta Liége, que desenvolveu a técnica de beber água com gelo e limão no copo de vodca para afastar os chatos que lhe oferecer "um drinque".

"Se o pessoal da Mara Manzan [atriz global] ligar aqui mais uma vez, eu vou tirá-la do camarote!", diz a seus funcionários a promoter Ivone Kassu, 58. Há 13 anos responsável por boa parte dos convidados da Brahma para o Carnaval, ela já está acostumada ao assédio. Seu telefone não pára. Uma hora é Fafá de Belém pedindo convite para o namorado da filha. "Fala para ela me mandar um e-mail." Depois, o ator Marcos Caruso ("amo de paixão") confirma presença. E-mails não param de chegar.
 
No escritório com fotos de Roberto Carlos (de quem é assessora há 22 anos), Kassu confere a lista de convidados. Sua missão é levar 150 "formadores de opinião" ao camarote. "O Sergio Britto [ator e diretor] me ligou ontem", conta. "E é claro que eu quero que ele vá. É uma personalidade interessantíssima", diz. E completa: "Levo gente bonita também".
Num capítulo de "Celebridade", a personagem de Malu Mader, com dificuldade para conseguir ir ao show de Rita Lee, pede a sua secretária: "Liga para a Ivone Kassu. Tenho certeza que ela vai me arrumar um ótimo lugar". A promoter se emociona: "Malu é o meu xodó. Amo de paixão".
Com cerca de 10 mil nomes em sua agenda (todos ela "ama de paixão"), a promoter costuma receber presentes de quem não faz parte de seu mailing. "Mandam perfumes Kenzo e já me ofereceram viagem aos EUA", conta ela. Discreta, Kassu diz que até hoje teve poucas dores de cabeça com seus convidados no Carnaval. Há quatro anos, Mario Gomes cismou de tirar a camisa da cervejaria dentro do camarote. Depois de um certo estresse, o ator topou vesti-la outra vez.
 
"Ano passado quem me infernizou foi o Bambam [o dançarino Kléber Bambam, ex-"Big Brother]". O rapaz emprestou sua credencial a um amigo lutador "que só ele conhecia". Bambam acabou entrando. "Sem o amigo, claro."
Há quem não faça a mínima questão de ir ao camarote. Jô Soares, Fausto Silva, Chico Buarque e Ana Paulo Arosio são os "sonhos de consumo" da promoter. "Mas eles não estão nem aí", diz.

Ser bonita, ter "um bom papo" e sobrenome de peso. Estes são os requisitos para ser convidada por Isabela Menezes, 35, para o camarote da Brahma. "Pessoas com estas características atraem a mídia espontânea", diz ela, que há cinco anos trocou a importação e exportação de diet shakes pela promoção de eventos. Isabela, que divide os 8.000 nomes de sua agenda nas categorias "sociedade", "badalados", "moda", "arquitetos", "empresários" e "artistas", é responsável por levar à Sapucaí 50 jovens "bem-nascidos" a cada noite de desfiles.
 
"Outro dia me ligou o empresário da Marta Rocha, falando que está relançando ela. Fala sério...", diz. Isabela conta que o subsecretário de Esportes do Rio, Edmundo Fontenelle, pediu "umas três ou quatro camisetas". Não teve nem papo. Nem ele nem a ex-miss Brasil vão atrair a tão desejada "mídia espontânea" nem "agregar valor" ao camarote, diz ela.
 
E o amigo-do-amigo-do-amigo? No ano passado uma pessoa se apresentou como amiga do apresentador Clodovil. "Eu já tinha dito que não ia rolar, mas o cara apareceu no camarote."
O celular de Isabela toca. "Oi, amore", diz ela a Juliana Paes, a Jaqueline de "Celebridade". Juliana, que é bonita e tem bom papo, garante toda a "mídia espontânea" do mundo. E agrega muito valor ao camarote.

Responsável pelos convidados de três camarotes neste Carnaval, Fernanda Barbosa passou os últimos dias se escondendo: desligou o celular, deixou de ir a restaurantes badalados e escolheu um salão de beleza alternativo. Tudo para evitar o assédio dos cerca de 70 pidões que a procuram todos os dias em busca de um convite para os camarotes da "Vogue" em SP e Salvador e de uma cervejaria no Rio. "Uma pessoa me ofereceu R$ 1.500 para entrar na lista", diz.
E que tipo de pessoa tem lugar garantido nos eventos da promoter? "Gente bacana", diz ela. "O que não pode faltar é mulher bonita." Para garantir a cota de beldades, Fernanda convidou as modelos Ana Hickmann e Ana Beatriz Barros para o Carnaval da Sapucaí.

COM ÁLVARO LEME E CLEO GUIMARÃES

@ - bergamo@folhasp.com.br


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