UOL


São Paulo, sábado, 22 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Perna-de-pau

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Está saindo do forno a pesquisa mais ampla já feita sobre pirataria no mercado editorial brasileiro. E sai pelando. Feito com base em depoimento de 1.400 estudantes de 13 universidades, o estudo conclui que 226 milhões de páginas são copiadas por ano sem o pagamento de direitos autorais, apenas no Estado de São Paulo. A projeção para todo o país levaria o número para a ordem dos 2 bilhões.
Encomendado pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, a ABDR, o levantamento aponta que os piratas são quase sempre ajudados por "capitães gancho". Dos entrevistados, 84% disseram que é de seus professores que sai o material que xerocam ilegalmente.
Universidades de ponta, USP, PUC-SP e FGV-SP estão também na frente em número de cópias ilegais, com ciências sociais, pedagogia e psicologia liderando entre as disciplinas.
Idealizador da pesquisa, Alfredo Weiszflog se despede com ela da presidência da ABDR, que ocupa há quatro anos. Na quinta, a entidade elege sua nova direção. O editor José Xavier Cortez encabeça a única chapa.

FORA DA ESTANTE

Existe um lugar onde Atlantis, Xanadu, Shangri-lá e até o País das Maravilhas, de Alice, se encontram. É o "Dicionário de Lugares Imaginários", dos escritores Alberto Manguel e Gianni Guadalupi. Lançado em 1980, nos Estados Unidos, essa espécie de enciclopédia que descreve mais de 1.200 locais que só existiram na ficção já teve diversas edições. A versão atual, de 2000, já tem verbete até sobre Hogwarts, terra de Harry Potter. No Brasil, o livro continua tão imaginário quanto os lugares que descreve.

elek@folhasp.com.br

SCUD
Um romance atribuído a Saddam Hussein está ganhando sua primeira edição ocidental... na França. "Zabiba e o Rei", assinado como "obra do seu autor", conta a história de amor de uma moça pobre e de um monarca no velho Iraque, a Mesopotâmia.
 
"Um estupro é o pior que pode acontecer, seja o de uma mulher por um homem ou de uma pátria pelos exércitos invasores", diz um dos personagens do livro, lançado com 30 mil exemplares.
 
Na mesma França, o chanceler Dominique Villepin acaba de entregar para a Gallimard um grosso volume de ensaios sobre poesia, onde analisa versos de Villon a Rimbaud.

DE MAIOR
A livraria artepaubrasil (artepaubrasil.com.br), hoje só na internet, completou 18 anos. Para comemorar, liquida todo o catálogo de 18 editoras.

 SEGUNDA A editora Bem-Te-Vi lança o livro "Carlos & Mário", com cartas de Mário de Andrade e Drummond, no MAM (tel. 5549-9688, SP). SEGUNDA Um grupo de 12 jovens escritores de São Paulo lança a revista de contos "PS:SP" no Espaço Unibanco de Cinema (tel. 288-6780, SP).  TERÇA Moacyr Scliar e Milton Hatoum abrem com debate a versão 2003 do "Esquina da Palavra", do Itaú Cultural (tel. 3268-1777, SP).   QUINTA Ferreira Gullar autografa seu "Relâmpagos" (Cosac & Naify) na livraria da Travessa (tel. 3205-9002, RJ).


Texto Anterior: Livro/Lançamento - "Possessões": Kristeva reduz literatura a pretexto para suas idéias
Próximo Texto: Eleição na ABL: Bosi quer ponte entre as duas academias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.