São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Filme mostra "glória" dos EUA no Iraque

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro anos é muito tempo em jornalismo, mas pouco em termos de história. Talvez por isso este documentário do History Channel sobre a tomada de Bagdá quatro anos atrás tenha evitado rigorosamente a polêmica. O tema não é a ocupação calamitosa do Iraque, mas sim a "gloriosa" conquista de 2003.
Era uma guerra de resultado mais que esperado. Apesar de sua inferioridade numérica, os americanos tinham mais poder de fogo, tecnologia e tropas bem treinadas. O que não impediu surpresas, algo que caracteriza os conflitos desde que foram inventados pelo homem pré-histórico.
O documentário é centrado nos combates de infantaria. Do lado iraquiano, foram tropas irregulares que deram mais trabalho aos invasores. O exército regular, mesmo seu núcleo duro de tropas leais a Saddam Hussein, a Guarda Republicana, praticamente se dissolveu.
Alguns poucos combates têm destaque, enfatizando ações de alguns soldados condecorados.
É o caso do cabo fuzileiro naval Joseph Perez, que ganhou a segunda medalha em ordem de importância nos EUA, a Navy Cross (Cruz da Marinha), por repelir uma emboscada.
O documentário inclui cenas da época e recriações; há momentos em que fica difícil saber se aquilo é real ou encenado.


A BATALHA POR BAGDÁ
Quando:
hoje, às 22h
Onde: History Channel


Texto Anterior: Maria Antonia exibe Antonio Dias e Lenora de Barros
Próximo Texto: Crítica: TC Cult expande limites com filme indiano "O Motim"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.