São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aberturas de Oiticica e Warhol atraem multidões

Milhares de pessoas comparecem a estreias em SP

SILAS MARTÍ
DA REPORTAGEM LOCAL

Vestindo os "Parangolés" de Hélio Oiticica, atores do Teatro Oficina dançaram no último sábado entre convidados e garçons servindo vinho branco e minicuscuz. Era a abertura da mostra dedicada ao artista.
Em clima de festa, a Estação Pinacoteca recebeu VIPs pela manhã e teve filas na porta à tarde para ver a maior mostra de Andy Warhol já feita no país.
Gigantes da arte do Brasil e dos Estados Unidos, hoje estrelas mundiais, Oiticica e Warhol mobilizaram o mundinho das artes no último sábado, com aberturas simultâneas.
No Itaú Cultural, onde a mostra de Oiticica fica em cartaz até maio, mais de 2.000 pessoas se espremeram no hall de entrada e percorreram os três andares da mostra. Mas poucos saíram à Paulista, em frente ao prédio, para ver os atores com "Parangolés" e batom rosa-choque dançando na avenida.
Sob o sol do meio-dia, duas passistas da Mangueira sambaram no asfalto quente. Alguns cariocas que passaram por lá reclamaram da falta de praia.
Um deles era a artista Anna Bella Geiger, que não achou estranho o "Parangolé" versão 2010 e quis sentir o gosto da tinta nos "Relevos Espaciais" para ver de que tipo era.
No centro, depois do "brunch" para os "amigos da Pinacoteca", a mostra de Warhol foi aberta ao público. Pelo menos 3.500 pessoas passaram por lá. A fila se estendia por toda a lateral externa do prédio.
Lá dentro, grupos passaram mais tempo lendo os textos nas paredes sobre o artista americano do que olhando para suas obras. Ainda assim, uma mulher diante da imagem de Marlon Brando, feita por Warhol, suspirava: "É um espetáculo, é o homem mais lindo que já vi". Nos elevadores, o comentário: "Alegre, né? Tudo é tão alegre".
Oiticica, no Itaú Cultural, e Warhol, na Estação Pinacoteca, estão fechados hoje, mas reabrem de terça a domingo.


Texto Anterior: "Cinema" de Hirsch cria ambiente transformador
Próximo Texto: Lázaro Ramos põe amigo para lançar 5ª temporada de programa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.