São Paulo, segunda-feira, 22 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

'Clone' faz campanha por clínica para viciados

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Autora de "O Clone", Glória Perez vai levantar mais uma bandeira na novela das oito da Globo: uma campanha por mais clínicas públicas de recuperação de dependentes químicos.
Segundo Glória, o personagem Lobato [Osmar Prado] "vai aparecer na novela denunciando o fato de que não há clínicas públicas no Brasil, e que por isso muita gente não consegue tratamento".
Os depoimentos de viciados usados na novela são de pacientes da clínica Michele de Moraes, do Rio, inaugurada em 99 e bancada pelo governo estadual. Segundo Débora Ferreira, coordenadora da clínica, que atende 90 pessoas, só existe uma outra instituição semelhante, aberta há quatro meses na cidade de Valença (RJ).
Hospitais públicos, como o das Clínicas, em São Paulo, destinam parte de seus leitos de psiquiatria ao tratamento de dependentes de drogas e álcool. Mas, de acordo com Débora, o tratamento é diferenciado em clínicas específicas, que oferecem terapias familiares e acompanhamento pós-internação, que duram até 90 dias.
Clínicas particulares cobram em média R$ 5 mil por mês.
Segundo o Ministério da Saúde, existem oito centros de referência no país, públicos ou conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde), que tratam de dependentes químicos. O governo federal diz que gasta R$ 80 milhões por ano com o problema e que lançará, dia 30, um programa para drogados.

OUTRO CANAL

Tamborim A TV Globo irá exibir durante a Copa do Mundo, provavelmente às 18h, um programete de cinco minutos que irá misturar jornalismo com humor. Os humoristas do "Casseta & Planeta Urgente!", que embarcam para a Coréia em 21 de maio, irão produzir os esquetes, intercalados com "resumos do dia".

Dúvida O SBT deve bater o martelo nos próximos dias sobre qual será a próxima novela mexicana que irá gravar no Brasil. O melodrama "Canavial de Paixões" disputa a preferência de Silvio Santos com a "cômica" "A Pequena Travessa", sobre uma mulher que se veste de homem.

Sonho A modelo Vanessa, que perdeu a final de "Big Brother Brasil" para Kléber, recebeu um consolo da Globo. Ela terá um pequeno papel, de uma professora de dança, na próxima novela das seis da emissora, que tem o título provisório de "Sabor de Paixão".

Hierarquia A cúpula da TV Globo estuda uma reformulação no organograma da área artística. O papel dos diretores de núcleo (que coordenam determinadas produções e se reportam ao diretor- artístico, Mario Lucio Vaz) deverá mudar. E o número de diretores de núcleo (hoje, cerca de 20) deverá ser menor.

E-mail -
daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: Monica Bergamo: A mãe no meio
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.