São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Tom amargo marca longas em destaque hoje

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Esta quarta-feira é boa para engatar dois filmes no Telecine Cult. O primeiro, "Desafio à Corrupção" (19h30, livre), é uma das obras-primas de Robert Rossen, junto com "Lilith". O mundo raramente encantado do bilhar é que está em pauta, com Paul Newman como o jovem e talentoso jogador que acaba chegando aos grandes campeonatos.
Interessante ver o Rossen do começo da década de 60: o máximo de amargor coincide com o máximo de encanto.
Logo em seguida, entra "Salò ou os 120 Dias de Sodoma" (22h, não indicado para menores de 18 anos), de P.P. Pasolini. O último Pasolini, partindo um pouco do Marquês de Sade e um muito da Itália no fim da Segunda Guerra. É de um pessimismo e de um amargor talvez nunca vistos no cinema. E pouco recomendável para espíritos mais sensíveis. Trata-se, porém, de um filme de tocante sinceridade. Como opção a este último, o TCM tem "Gata em Teto de Zinco Quente" (22h, não indicado para menores de 12 anos), de Richard Brooks.


Texto Anterior: Documentário: "Sobreviventes" aborda vida pós-trauma
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.