São Paulo, sábado, 22 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição reúne cartazes gritantes de artistas russos

Instituto Tomie Ohtake apresenta obras de designers do Ostengruppe, de influência construtivista e traços diretos

"A meta de um cartaz é desviar olhar da paisagem", explica artista do grupo que domina a cena de Moscou com energia e simplicidade


SILAS MARTÍ
DA REPORTAGEM LOCAL

Parte do legado construtivista e uma proposta de fazer tudo com as próprias mãos está na base da obra gráfica do Ostengruppe, time de designers russos que dominam a cena de Moscou com seus cartazes.
São propostas simples que ganham contundência formal pelo traço direto, sem solavancos. É preto no branco, ideias estruturadas com tanta economia de meios que faz martelar a imagem. Chega a ser gritante em algumas peças.
"Queremos distância do glamour e não temos dinheiro para contratar fotógrafos ou modelos", resume Eric Beloussov, designer do grupo que faz mostra no Instituto Tomie Ohtake. "Nossa energia é mais dinâmica, e a meta de um cartaz é desviar os olhos da paisagem."


CARTAZES RUSSOS CONTEMPORÂNEOS

Quando: de ter. a dom., das 11h às 20h; até 20/6
Onde: Instituto Tomie Ohtake (av. Brig. Faria Lima, tel. 0/xx/11/2245-1900)
Quanto: grátis




Texto Anterior: Como cineasta, Horn explora bizarrices
Próximo Texto: Crítica/DVD/"Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor": Entre a ficção e a realidade, o que fica da série é a música
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.