São Paulo, Sábado, 22 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO
ASTÚCIA DE UMA APAIXONADA
Record, 10h. (River Lady). EUA, 1954, 57

min. Direção: George Sherman. Com Yvonne de Carlo, Dan Duryea, Rod Cameron. De Carlo é a mulher poderosa que combate com os meios que dispõe os adversários nos negócios e quem se ponha entre ela e o homem a quem ama. Foram arrancados 21 min., na "Sessão Talho" da Record. Avaliação:

STARLIGHT
Bandeirantes, 13h.
(Starlight). EUA,

1995, 100 min. Direção: Jonathan Kay. Com Rae Dawn Chong, Billie Wirth. Humanidade ameaçada por vilão. Um jovem carrega o gene capaz de salvar a Terra. Um vilão tenta pôr suas mãos nele: embrutecedor. Inédito. Avaliação:
PRECE DE UMA MÃE
SBT, 15h.
(A Mother's Prayer). EUA, 1995,

92 min. Direção: Larry Elikann. Com Linda Hamilton, Noah Fleiss. Mulher cujo marido morreu com Aids agora sente os efeitos do vírus e está com pouco tempo de vida. Problema: tem um filho de 8 anos, a quem precisa contar que vai morrer. Avaliação:

CAÇADA AO OUTUBRO VERMELHO
Globo, 15h50.
(The Hunt for Red October).

EUA, 1990, 135 min. Direção: John McTiernan. Com Sean Connery, Alec Baldwin, Scott Glenn. Sean Connery arma a maior confusão, como o oficial que sequestra o submarino soviético Outubro Vermelho e sai da rota, disposto a provar que o sistema de defesa dos EUA não é lá essas coisas. Boa ação, nada mais. Avaliação:

O ÚLTIMO DOS VALENTÕES
CNT/Gazeta, 21h.
(Farewell, My Lovely).

Inglaterra, 1975, 97 min. Direção: Dick Richards. Com Robert Mitchum, Charlotte Rampling. Marlowe, o detetive de Raymond Chandler, tem como missão desvendar mistérios envolvendo um roubo de jóias. Mitchum, já meio passado, faz um Marlowe passado, mas com classe. Avaliação:

COMANDO DE HERÓIS
Record, 22h.
(Fist of Glory). EUA, 1992, 90

min. Direção: Jo Mari Avellana. Com Robert Maius, Eric Hahn. No Vietnã, a guerra já terminou. Sobraram a destruição e a miséria necessárias para vicejarem homens que lutam pela vida em arenas. Avaliação:

CILADAS DA SORTE
Bandeirantes, 22h.
(Albino Alligator).

EUA, 1996, 96 min. Direção: Kevin Spacey. Com Matt Dillon, Faye Dunaway, Gary Sinise, Joe Mantegna. Incursão de Spacey na direção com a história de três ladrões perseguidos por um agente federal. Inédito. Avaliação:

O ESPECIALISTA
Globo, 22h35.
(The Specialist). EUA, 1994,

110 min. Direção: Luis Llosa. Com Sylvester Stallone, Sharon Stone, James Woods. Bela mulher contrata especialista em explosivos, para fins de vingança (contra mafiosos de origem cubana sediados em Miami, que mataram seus pais). Avaliação:

O AMOR VEM DEPOIS
Bandeirantes, 0h40.
(Twogether). EUA,

1993, 120 min. Direção: Andrew Chiaramonte. Com Nick Cassavetes, Brenda Bakke. O relacionamento entre um pintor (Cassavetes) e uma garota (Bakke), numa praia da Califórnia, em filme meio para o antiquado. Inédito. Avaliação:

TAXI DRIVER
Globo, 1h30.
(Taxi Driver). EUA, 1976, 113

min. Direção: Martin Scorsese. Com Robert de Niro, Jodie Foster, Harvey Keitel. De Niro faz o ex-combatente no Vietnã, hoje motorista de táxi, obcecado pelo mal, que decide libertar uma jovem prostituta (Foster) de seu cafetão. Scorsese descreve com maestria um mundo noturno, deliquescente. Um filme pessimista, que já anunciava a violência atual. Avaliação:


ANJO DAS TREVAS
SBT, 1h01.
(Dark Angel - The Ascent). EUA,

1994, 84 min. Direção: L. Hassani. Com Daniel Markel, Michael Genovese. Ao subir à Terra, a diaba Veronica espanta-se com o mal feito entre os homens, passa para o lado do bem e, para completar, se apaixona por um médico. Muito pra cabeça. Avaliação:
DANÇA DA SEDUÇÃO
Bandeirantes, 2h40.
(On the Block). EUA,

1990, 99 min. Direção: Steve Yeager. Com Marilyn Jones, Jerry Whiddon. Especulador imobiliário tenta desalojar uma boate de striptease. As bailarinas e outros trabalhadores do local resistirão. Sem referências, mas aparentemente indeciso entre a sociologia e a sacanagem. Avaliação:

A SOMBRA DE UM NINJA
SBT, 2h04.
(Pray for Death). EUA, 1984, 91

min. Direção: Gordon Hessler. Com Sho Kosugi, James Booth. Família japonesa vivendo em Los Angeles é atacada por delinquentes das redondezas. Um mestre ninja virá em seu auxílio, com a devida delicadeza. Dado como produção superior à média dos filmes do gênero, o que não é tanto assim. Só para São Paulo. Avaliação:


TV PAGA
Hawks faz comédia atual

da Redação

Ninguém ilustra melhor a categoria dos "cineastas de obra" do que Howard Hawks, diretor de "Bola de Fogo" (Multishow, 2h30).
Visto descompromissadamente, "Bola de Fogo" é só uma comédia simpática sobre a garota de um gângster que, buscando refúgio, abriga-se na mansão onde um grupo de sábios prepara há anos -devidamente isolados do mundo exterior- uma enciclopédia.
Os personagens falam aos borbotões (o que pode dar a entender que se trata de um filme que dá pouca importância às imagens). Mas, observando-se com mais cuidado, percebemos que há uma limpidez única no trabalho de Hawks, que faz com que essa comédia permaneça tão viva e interessante hoje quanto em 1941, quando foi feita. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Quiroga
Próximo Texto: Outro canal: Gugu produzirá show e minissérie para o SBT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.