São Paulo, sexta-feira, 22 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Além do Desejo"

Dogma 95 influencia longa dinamarquês de tom ambíguo

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

Coisas do ciclotímico mercado brasileiro: por duas semanas consecutivas, entram em cartaz na cidade filmes dinamarqueses de 2006 com a assinatura da produtora Zentropa (que tem o cineasta Lars von Trier como um dos sócios). Na sexta passada, "Depois do Casamento". Hoje, "Além do Desejo".
Ambos reafirmam a influência do Dogma 95 sobre a filmografia recente da Dinamarca para exportação, mesmo a que não se vincula integralmente aos princípios do movimento.
A herança se traduz em procedimentos de câmera e montagem, bem como no trabalho de interpretação e, muito mais em "Além do Desejo" do que em "Depois do Casamento", no modo econômico de produção.
Charlotte (Trine Dyrholm), proprietária de um salão de beleza, muda-se para um pequeno edifício após brigar com o companheiro (Frank Thiel).
No andar de baixo, mora Verônica (David Dencik), rapaz solitário que aguarda autorização do governo para mudar de sexo.
Os novos vizinhos parecem ter pouco em comum, mas revelam inseguranças que os aproximam: enquanto a exuberante independência de Charlotte sofre abalos sempre que o ex a procura, Verônica tem crises de depressão que sua mãe carinhosa (Elsebeth Steentoft) talvez agrave com a mal-disfarçada esperança de que o filho arrume namorada.
As pontes entre os personagens são erguidas por um animal de estimação e por telenovelas norte-americanas que Verônica acompanha, e às quais o título original, "En Soap", faz referência. Como em "Depois do Casamento", o próprio universo dos dramalhões é trabalhado por uma trama que procura fugir de soluções fáceis para as ciladas que apresenta.
Em "Além do Desejo", vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio de Melhor Estreante no Festival de Berlim em 2006, a diretora e co-roteirista Pernille Fischer Christensen enfrenta o desafio adicional de tratar das questões de gênero sem moralizar o desfecho. A ambigüidade vem ajudá-la.


ALÉM DO DESEJO
Produção:
Dinamarca, 2005
Direção: Pernille Fischer Christensen
Com: Trine Dyrholm, David Dencik
Quando: em cartaz no HSBC Belas Artes
Avaliação: regular


Texto Anterior: Filme "pessoal" de Soderbergh sai só em DVD
Próximo Texto: Crítica/"O Despertar de uma Paixão": Boas atuações fortalecem trama densa de amor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.