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Crítica/"Além do Desejo"
Dogma 95 influencia longa dinamarquês de tom ambíguo
SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA
Coisas do ciclotímico
mercado brasileiro: por
duas semanas consecutivas, entram em cartaz na cidade filmes dinamarqueses de
2006 com a assinatura da produtora Zentropa (que tem o cineasta Lars von Trier como um
dos sócios). Na sexta passada,
"Depois do Casamento". Hoje,
"Além do Desejo".
Ambos reafirmam a influência do Dogma 95 sobre a filmografia recente da Dinamarca
para exportação, mesmo a que
não se vincula integralmente
aos princípios do movimento.
A herança se traduz em procedimentos de câmera e montagem, bem como no trabalho
de interpretação e, muito mais
em "Além do Desejo" do que
em "Depois do Casamento", no
modo econômico de produção.
Charlotte (Trine Dyrholm),
proprietária de um salão de beleza, muda-se para um pequeno edifício após brigar com o
companheiro (Frank Thiel).
No andar de baixo, mora Verônica (David Dencik), rapaz solitário que aguarda autorização
do governo para mudar de sexo.
Os novos vizinhos parecem
ter pouco em comum, mas revelam inseguranças que os
aproximam: enquanto a exuberante independência de Charlotte sofre abalos sempre que o
ex a procura, Verônica tem crises de depressão que sua mãe
carinhosa (Elsebeth Steentoft)
talvez agrave com a mal-disfarçada esperança de que o filho
arrume namorada.
As pontes entre os personagens são erguidas por um animal de estimação e por telenovelas norte-americanas que
Verônica acompanha, e às
quais o título original, "En
Soap", faz referência. Como em
"Depois do Casamento", o próprio universo dos dramalhões é
trabalhado por uma trama que
procura fugir de soluções fáceis
para as ciladas que apresenta.
Em "Além do Desejo", vencedor do Grande Prêmio do Júri e
do Prêmio de Melhor Estreante
no Festival de Berlim em 2006,
a diretora e co-roteirista Pernille Fischer Christensen enfrenta o desafio adicional de tratar
das questões de gênero sem
moralizar o desfecho. A ambigüidade vem ajudá-la.
ALÉM DO DESEJO
Produção: Dinamarca, 2005
Direção: Pernille Fischer Christensen
Com: Trine Dyrholm, David Dencik
Quando: em cartaz no HSBC Belas Artes
Avaliação: regular
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