São Paulo, sexta-feira, 22 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Cinejornal faz bom registro sem compromisso

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É possível lembrar, por hoje, de algumas reprises interessantes, já referidas aqui há não muito tempo: "Contrastes Humanos" (TC Cult, 14h25), de Preston Sturges, "O Máskara" (TNT, 15h15), de Chuck Russell, "Munique" (TC Pipoca, 18h25), de Steven SPielberg, e "De Volta para o Futuro" (TC Cult, 20h), de Robert Zemeckis.
Mas vale dar uma espiada nos pequenos filmes de "Atlântida Cinejornais", que o Canal Brasil hoje apresenta duas vezes, às 15h45 e às 21h30. No primeiro horário, passa "Inauguração de Brasília", assunto óbvio e de interesse certeiro. No segundo, promete-se "Do Golpe Militar à Redemocratização", assunto bem amplo para um cinejornal de dez minutos.
Em todo caso, é essencial recuperar essa instituição desimportante e hoje obsoleta que foram os jornais cinematográficos. Eles registram momentos históricos com o descompromisso da filmagem a quente, sem "arte" e, por isso mesmo, não raro, mais fascinante.


Texto Anterior: Música: MTV abre "Discoteca" a partir da Blitz
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.