São Paulo, quarta-feira, 22 de junho de 2011

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"Cilada.com" enfrenta Hollywood em julho

DA ENVIADA AO RIO

Todo ano eles fazem tudo sempre igual. Tomam de assalto as telas do país e não permitem que nenhum filme nacional se aproxime.
Exceção feita aos Trapalhões -nos anos 1970 e 1980 e, mais recentemente, "Didi Quer Ser Criança" (2004)-, é raro encontrar produção nacional que encare, nos cinemas, o rentável mês de julho, repique nativo da "temporada de verão" nos EUA.
"O cinema brasileiro abriu mão desse mês", diz o distribuidor Bruno Wainer, que resolveu quebrar o jejum com "Cilada.com", protagonizado por Bruno Mazzeo.
A comédia entra em cartaz, em cerca de 350 salas, em 8 de julho. Tentará cavar um espaço entre os três blockbusters das férias: "Carros 2" (que estreia amanhã), "Transformers - O Lado Oculto da Lua" (dia 1º) e "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (dia 15).
E por que encarar a concorrência da máquina hollywoodiana? "Porque é o melhor mês do ano. É uma aposta arriscada, mas queremos esse público das férias."
Em julho, as bilheterias, de segunda a quinta, podem ter um movimento próximo ao dos finais de semana.
Nos EUA, trata-se da temporada dos "filmes-pipoca", voltados ao público juvenil. Já em janeiro, outro mês forte para o cinema, há muitas estreias ligadas ao Oscar.
Na opinião de Rodrigo Saturnino Braga, diretor-geral da Sony no Brasil, a aposta de "Cilada.com" é certeira, sobretudo, porque pode pegar um público mais adulto, que não se interessa por carros que viram guerreiros.
"Não tínhamos produções nacionais nessa data porque não tínhamos filmes competitivos", diz Braga. "O que isso mostra é que estamos tentando retomar o cinema popular." (APS)


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