São Paulo, sábado, 22 de julho de 2000


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MODA
As brasileiras Mariana Weickert, Talytha e Caroline Ribeiro foram fotografadas em Nova York por Thomas Cheng
Ellus revive "As Panteras" em campanha

Thomas Cheng/Reprodução
Mariana (esq.), Caroline e Thalytha, em foto de Thomas Cheng


ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Segunda-feira, 10h30, Nova York. Começa a primeira foto da nova campanha da Ellus num estúdio da rua 15. Um cachorro dorme no canto; é o cachorro do estúdio, ele simplesmente fica lá. Marisa Monte rola nos alto-falantes da grande sala de piso de madeira e luzes cinematográficas. Apesar de o estúdio ser em Nova York, é português que se ouve aqui e ali. As estrelas são as modelos brasileiras Mariana Weickert, Talytha e Caroline Ribeiro.
Elas vestem camisetas com seus nomes, alusão ao tema "As Panteras" evocado pelo desfile de verão da marca no MorumbiFashion Brasil no final de junho. Usam também shortinhos diminutos de vinil e calças tão colantes quanto uma segunda pele. São jovens, Mariana e Carol têm 19; Talytha, 20. Estão tão à vontade como se estivessem na casa de uma delas. Falam brasileiramente alto, cantam, dançam, brincam entre si, esbanjam sensualidade. São top models do mundo.
"A campanha nada mais é que uma homenagem a essas meninas", suspira, orgulhoso, o coordenador de marketing da Ellus, Marcelo Sebá. "Elas são fabulosas", diz Paul Eustace, diretor de arte da revista "Harper's Bazaar" e também da campanha. Qual a favorita? "Elas são incríveis juntas, mas Caroline... ela anda sobre a água..." Tanto que, fotogênica até dizer chega, foi capa da edição de junho da publicação, vestindo Gucci, em foto de Patrick Demarchelier.
As meninas vão para as marcações sob a luz. O fotógrafo é Thomas Cheng, um nome em ascensão no mercado internacional devido a trabalhos em revistas sofisticadas como a "Dutsch" e "Número". "Eu quero que elas dancem", comanda. Marisa Monte é substituída por Ivete Sangalo, que começa a gritar sem dó dentro da sala, diretamente do CD player portátil de Talytha, que sabe todas as letras, coreografias e o que vier.
As panteras caem no samba, chacoalhando e dançando bem juntinhas para caber no corte horizontal da foto para o outdoor. Nem parece que estão sendo fotografadas. O estúdio fica hipnotizado.
Pergunto para o top cabeleireiro Ward se é verdade o que disse Calvin Klein num programa de TV sobre a beleza das brasileiras, que elas têm os cabelos mais bonitos. "Concordo totalmente. Talvez apenas Angela Lindvall tenha um cabelo tão bom; elas são realmente lindas. E, além disso, ninguém dança tão bem!", aponta para o rebolante trio da foto. Ward sabe das coisas. Responsável também pelo corte de Gisele Bündchen, e os de Mariana e Talytha naquela manhã.
"Eu adoro os brasileiros", disse o holandês Ward, que já foi três vezes ao Brasil a trabalho, a primeira delas com o diretor de publicidade Ricardo van Steen. "Eles são livres e têm a mente aberta; são calorosos. Por isso, as meninas brasileiras estão fazendo tanto sucesso agora. Elas não são orientadas somente pelo business ou calculadas como as americanas", diz.
Diretor de criação do salão Bumble & Bumble, que também tem uma hypadíssima linha de produtos, Ward dá a dica: um pouco de chapinha (um aparelho quente para alisar o cabelo) "onde precisa", somente para manter o movimento natural do cabelo, gloss e creme. Na maquiagem, um pouco de óleo dourado para "esquentar", mais os cremes autobronzeantes que as meninas vêm usando. Tudo bem natural.
Troca de roupa, agora para o outdoor vertical da avenida Paulista, o mesmo que mostrava a campanha anterior da marca, em que a inglesa Kate Moss olhava desafiadoramente a rua num pequenino biquíni verde-amarelo. O fotógrafo sua para enquadrar as três numa proporção tão espichada. Caroline veste uma calça de couro de cintura baixíssima e camisa vermelha; Talytha, uma blusa vermelha de estampa de cactus e Mariana um maiô preto e branco.
"Estou gorda", ela reclama à toa. "Não para cá, mas para o Brasil estou "bunduda", está uma coisa lá com isso agora..." Ninguém lhe dá ouvidos, claro, e a foto continua, agora elas pulam para frente reproduzindo a abertura do seriado "As Panteras". Depois do almoço, enquanto as garotas trocam histórias da recém-terminada temporada de alta-costura parisiense (elas adoraram Versace), os rapazes entram em cena. São eles os brasileiros Thiago Nouer e Alvaro, mais o americano Matthew Avedon (sim, neto do fotógrafo Richard Avedon), chamado de última hora porque o terceiro brasileiro perdeu o vôo para Nova York.
Thiago, 19, é o atual queridinho de produtores e stylists no Brasil, com corpo perfeito e educação impecável. Álvaro, 20, está há alguns meses fora do país, saiu sem dinheiro de São Paulo, sem preparo e sem grana. Caiu nas graças de Mario Testino e estrela a nova campanha da Dolce & Gabbana.


A jornalista Erika Palomino viajou a Nova York a convite da Ellus.


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