UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
ESPETÁCULO Antônio Ermírio de Moraes foi com a filha Rosa Helena (ao lado) à estréia da peça "Pedro e Vanda", sexta, em SP

Tempo quente

Os trabalhadores das montadoras de carros que estão instaladas em pólos desenvolvidos como o ABC, São José dos Campos e Taubaté precisam trabalhar um minuto para comprar um pãozinho francês e 53 horas para pagar o aluguel de onde vivem. Já metalúrgicos de cidades como Sete Lagoas (MG), onde está a Fiat, Resende (RJ), onde está a Volkswagen, e Camaçari (BA), da Ford, precisam trabalhar quatro minutos para comprar o pãozinho e 229 horas para pagar o aluguel.
 
Os resultados são de uma pesquisa feita em 17 cidades pela subsecção do Dieese/Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ela será divulgada amanhã e questionará a política das empresas de pagarem menos nessas cidades, onde o custo de vida seria teoricamente menor.

TEMPO QUENTE 2
Ainda o setor automobilístico: num encontro reservado com José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM no Brasil, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, deu a notícia definitiva: não contem as montadoras com o apoio dele, Palocci, para obterem incentivos do governo e incrementar suas vendas. A reunião foi em São Paulo, na sexta-feira.

TEMPO QUENTE 3
A GM, aliás, apresentou ontem (dia em que a Volkswagen anunciou o corte de mais de 3.000 pessoas) ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos um "plano B" como alternativa a uma demissão em massa: a suspensão temporária do contrato de trabalho. Por ela, o trabalhador fica em casa por seis meses. A GM paga a ele 80% do salário, e o governo, 20%.
 
O PDV (Plano de Demissão Voluntária) lançado pela GM há alguns dias não está tendo a adesão esperada.

POLTRONA
O vereador Ricardo Montoro (PSDB-SP) também quer disputar a Prefeitura de São Paulo.

REGIONAL
Já têm destino certo as 97 obras que o colecionador Gilberto Chateaubriand comprou em Goiânia, na semana passada. Vão para o MAM-Rio. A idéia de Chateaubriand é montar lá núcleos de arte contemporânea de cada Estado brasileiro.

LEVA EU
O estilista Ocimar Versolato, que lança hoje, para um público VIP, 200 camisetas que fez para o Fome Zero, sonha com um megalançamento popular. Ele já levou ao publicitário Duda Mendonça a idéia de um show, no Pacaembu, em que fosse reunida a nata da MPB com os ídolos da música sertaneja.

PRETINHO NADA BÁSICO
Há dois meses pendurados nas araras da loja Reinaldo Lourenço, nos Jardins, dois vestidos em zibelina têm chamado a atenção até da endinheirada turma do bairro: cada um deles, trabalhado com cristais Swarovski, custa R$ 50 mil.

CANTO AMADO
A casa do Rio Vermelho em que Jorge Amado passou os últimos 38 anos de sua vida será aberta para visitação pela primeira vez no dia 10 -quando ele completaria 91 anos. Lá estão objetos pessoais e também a urna com as cinzas do escritor. Depois a casa será fechada para obras. A viúva Zélia Gattai vai morar em um apartamento.

PORTAS FECHADAS
Foi adiada pela segunda vez a abertura da boate GLS Ultralounge, marcada para sexta, dia 18. Por volta de meia-noite, a fila de frequentadores se espremia entre a porta e um camburão da PM. A casa diz que faltava apenas um carimbo da subprefeitura de Pinheiros.
 
A subprefeita de Pinheiros, Bia Pardi, diz que a boate não tem Habite-se (documento de autorização de ocupação). O Contru, órgão da prefeitura que controla o uso de imóveis, diz que faltavam condições de segurança.

FINA ESTAMPA
Depois de Naomi Campbell, mais uma top model escolheu usar um biquíni brasileiro para tomar sol nos balneários europeus. A alemã Heidi Klum foi fotografada com o modelo de uma celebrada marca brasileira na costa da Sardenha no dia 11 deste mês.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES, ALVARO LEME E JOÃO LUIZ VIEIRA

CURTO-CIRCUITO

Com show do ex-titã Nando Reis acontece amanhã a final do 6º Prêmio Visa de Música Popular Brasileira, no DirecTV Music Hall, às 20h.
Léo Jaime e Renato Godá fazem show de canções românticas amanhã e quinta-feira, às 21h, no teatro Cultura Inglesa.
O guitarrista de blues Big Gilson faz apresentação com músicas do disco "Live at the Blue Note", no Bourbon Street, em Moema, hoje, a partir das 22h30.
Vai até dia 26 a exposição "Indícios, Vestígios e Outros", de Anna Maria Maiolino, no Gabinete de Arte Raquel Arnaud.
Começa hoje, no Rio, exposição de pinturas da artista plástica Rosa Oliveira, na galeria Anna Maria Niemeyer, às 20h.


Texto Anterior: Buñuel em detalhes: Provocador "Um Cão Andaluz" recebe novos olhares
Próximo Texto: Teatro - "A Flor do Meu Bem-Querer": Juca de Oliveira ri de "lideranças defeituosas"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.