São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

"Os Corruptos", de Lang, vence até a dublagem

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Agora o canal TCM está na Net, o que lhe retira a condição de semiclandestinidade de que desfrutava até aqui, e as críticas podem começar.
A primeira delas é para o seu sistema de exibir apenas filmes dublados, o que vai contra o gosto de uma parte enorme de seus espectadores, pouco dispostos a aceitar o argumento de que a dublagem permite uma melhor fruição da imagem.
Pode ser até verdade, mas como a maior parte das dublagens mais antigas é apressada, o resultado final acaba se tornando um obstáculo à boa fruição.
Em alguns casos não é tão dramático. E não seria motivo para perder, por nada desse mundo, um filme como "Os Corruptos" (1h55; classificação indicativa não informada), de Fritz Lang. Com som, sem som, dublado, sem legendas, como quiser, o enfrentamento entre o rancoroso tira Glenn Ford e a gangue de Lee Marvin merece ser vista.
Mas será prudente o canal começar a pensar em emitir filmes legendados em ao menos uma parte da sua programação.


Texto Anterior: Animação: "Viajantes do Tempo" discute o clima
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.